Listen

Description

Até que a morte nos separe (28): Autoridade para ajudar

As histórias parecem congeladas no tempo, até que temos a oportunidade de revivê-las mesmo que de outro modo. Tendo tido o privilégio de ter sido criado em um lar cristão, desde a infância conheci a fascinante história de Elias enfrentando o perverso rei Acabe e os falsos profetas de Baal no monte Carmelo. Há poucos dias, relendo essa mesma história, notei que algo havia mudado na minha maneira de imaginar a cena, e a razão era a seguinte: eu tinha tido o privilégio de visitar o monte Carmelo, local onde aconteceu o embate épico. 

Aquilo que conhecemos por experiência própria se torna muito mais real aos nossos olhos. Podemos aprender ouvindo dos outros, porém, se quisermos adquirir o aprendizado pessoal e intenso, nada poderá ser melhor do que a experiência. Quem já passou pelo deserto pode descrever com muito mais realismo o significado de encontrar um oásis. Deus nos permite passar por provações para que possamos experimentar, em primeira mão, o Seu socorro bem presente e, assim, ficarmos aptos para socorrer a outros. Pedro e Bárbara podiam, agora, falar acerca das vitórias alcançadas no SENHOR não baseados em testemunhos de terceiros, mas recordando as experiências que eles próprios tinham vivido. 

Em 2Coríntios 1:4, o apóstolo Paulo afirma que Deus “…nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” As aflições pelas quais passamos se constituem em aprendizado para nós e para os outros. O conforto que Deus nos dá em meio às nossas lutas nos torna aptos para confortar outros que irão passar pelas mesmas situações que enfrentamos. Pedro e Bárbara tinham experiências pessoais da bondade de Deus e do quanto Ele pode fazer quando decidimos obedecer-Lhe. Agora, podiam testemunhar que o caminho do SENHOR é sempre melhor, e que o conselho da Sua Palavra é realmente eficaz. 

Os ataques do inimigo contra o casamento e o lar são cada vez mais intensos. O príncipe das trevas sabe que a vida conjugal de acordo com a Palavra de Deus se constitui em um potente farol que resplandece a Sua glória neste mundo. Por isso, devemos batalhar com todas as nossas forças para fortalecer os laços conjugais daqueles que estão enfrentando lutas no casamento. Pedro e Bárbara reconheciam o valor de um casamento restaurado e podiam ser usados pelo SENHOR no ministério de ajuda e fortalecimento conjugal.

Pela graça de Deus, Pedro e Bárbara tinham autoridade para falar acerca de pecado, arrependimento, perdão e restauração. E, se alguém quisesse, por algum motivo, desacreditar a validade do ensino bíblico, eles podiam apresentar-se como provas vivas de que a Palavra de Deus, verdadeiramente, funciona.

Não somos os primeiros nem seremos os últimos a enfrentar determinadas provações. Busquemos, no SENHOR e na Sua Palavra, os recursos necessários para resistir a todas as provas. O consolo que o SENHOR nos oferece será o mesmo que poderemos oferecer aos outros.