Santificando Seu Santo Nome
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome” (Mateus 6.9).
Oração é muito importante, mas precisamos saber orar como convém, seguindo o modelo dado pelo Filho de Deus.
Jesus ensina que a verdadeira oração gira em torno da Pessoa, caráter, da glória e do reino de Deus. Ou seja, acima de tudo, oração é uma forma de adoração. Oramos não porque queremos obter coisas de Deus, mas porque queremos adorar a Deus.
Depois de ensinar que oração é um favor concedido aos que foram feitos filhos de Deus, Jesus nos indica a primeira petição: “santificado seja o teu nome”. O que significa santificar do Nome de Deus?
Nos termos bíblicos, o nome de Deus inclui tudo que Deus é. Quando o terceiro mandamento nos ordena, "Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão” (Êx. 20.7 ), está dizendo que não devemos desprezar a pessoa de Deus. Não é tanto uma ordem relacionada à pronúncia do nome de Deus, mas ao Seu próprio Ser.
Pense no seguinte cenário. Imaginemos que eu conceda plenos poderes para uma pessoa para agir em meu nome. Tal concessão significa que serei responsável direto por tudo que o meu representante fizer. O que ele faz em meu nome é como se eu mesmo estivesse fazendo diretamente. O meu nome é uma forma resumida de quem eu sou. Observemos as palavras de Jesus em João 14:13-14: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14.13–14). Orar em nome de Jesus significa orar no lugar de Jesus, orar como um representante de Jesus. Desse modo, oraremos sob a autoridade delegada por Jesus, como se Ele próprio estivesse orando. Não é de admirar, portanto, que o SENHOR Jesus prometa fazer tudo o que pedirmos em Seu nome, para a glória do Pai.
A palavra santificado significa consagrado, separado, colocado à parte de tudo que impuro ou profano. Santificar o nome de Deus, portanto, significa colocar Deus em Seu lugar próprio, bendizer e glorificar o SENHOR nosso Deus. Jesus mesmo orou assim: “Pai, glorifica o teu nome” (João 12.8).
Começando a oração modelo com essas palavras, Jesus está ensinando que o alvo final da oração é a glorificação, exaltação e honra do SENHOR Deus em todas as formas possíveis. Sim, Ele é o nosso Pai que está nos ceús. Podemos nos aproximar dEle com intimidade e liberdade. Mas isso não deve diminuir nossa visão da Sua infinita e eterna glória, nem muito menos da Sua dignidade. Ele é Pai, mas também é o Rei da glória.
A oração não existe por causa das minhas necessidades, dos meus desejos, da minha honra, do meu nome. A oração não existe para minha satisfação, mas para expressar minha adoração… ”Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”
Aprenda a orar. A oração pode mudar sua vida!
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.