Listen

Description

Edição Comemorativa: A Expectativa do Semeador

Ao explicar a parábola do semeador, Jesus afirmou: “a semente é a palavra de Deus” (Lucas 8:11). Assim, quem semeia a Palavra deve nutrir grande expectativa na semeadura, pois a Palavra de Deus carrega o poder de Deus. É por isso que o apóstolo Pedro compara a Palavra de Deus com uma semente capaz de gerar vida eterna. Na sua primeira epístola, Pedro declara: “… pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1Pe 1:23).

A esperança é indispensável para quem semeia, pois, em geral, a semeadura é uma obra anônima que demanda trabalho e lágrimas. Apesar disso, devemos semear a Palavra com as melhores expectativas, sabendo que Deus, o Autor da Palavra, assegura-nos que “quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126.6).

Com a graça de Deus, “A Semente” chega ao número 300. Ao longo dos meses, com esforço, trabalho e persistência, temos lançado a semente da Palavra. Se essas sementes estão caindo em boa terra e se vão resultar numa grande colheita, não o temos como antecipar; só Deus o sabe. Porém essa dificuldade em mensurar os resultados não deve nos impedir de prosseguir, pois nosso dever é semear, confiando que Deus, o SENHOR da seara, dará os frutos como Lhe apraz. 

A despeito de todo o trabalho envolvido na semeadura da Palavra, devemos nos manter animados nesse ofício, pois a Palavra de Deus nunca se perde. Em Isaías 55:10-11, está escrito: “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” Quando semeamos a semente da Palavra, podemos estar certos de que os frutos virão; e virão de acordo com o propósito de Deus. 

Da parábola do semeador, sabemos que muitas sementes cairão em corações duros e despreparados para recebê-las. No entanto algumas cairão na boa terra de corações preparados por Deus e irão produzir frutos eternos, conforme o SENHOR conceder a cada um. Por isso, Paulo, em Gálatas 6:9, motiva-nos a seguir semeando, ao declarar: “E não nos cansemos de fazer o be m, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” 

Que Deus nos ajude a prosseguir na semeadura da Sua Palavra. Que, enquanto estivermos neste mundo, sejamos como o semeador que saiu a semear e continua a fazê-lo.