Listen

Description

Meditações no Evangelho de João (6): Vinde e vede

Pouco depois de Salomão ter iniciado seu reinado, sua fama se espalhou entre as nações. Os reis de diversos povos vinham para ver de perto a grandeza de Salomão e ouvir sua sabedoria. Foi também com esse intuito que a rainha de Sabá, atual Iêmen, país da Ásia e distante de Israel cerca de dois mil quilômetros, fez uma visita a Israel. Há muito, ela ouvira acerca do sábio rei, contudo não acreditava que as coisas fossem exatamente como lhe haviam reportado. Para ter certeza de tudo, ela foi visitar Israel. Ficou impressionada e, antes de retornar ao seu país, a curiosa rainha disse a Salomão que não acreditava no que ouvia. Naquele momento, porém, tendo vindo e visto, podia afirmar: “Eis que não me contaram a metade: sobrepujas em sabedoria e prosperidade a fama que ouvi” (1Reis 10.7).

Algo parecido acontece no início do quarto Evangelho, no capítulo 1, versículos 35-51. No dia seguinte ao Seu batismo, Jesus passa perto de João Batista, que estava acompanhado de dois dos seus discípulos. Ao ver Jesus, João, o batizador, exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus!” Essa expressão cheia de significado estava sendo proferida por João pela segunda vez. Ela remetia os ouvintes à primeira Páscoa, que fora realizada no Egito, quando, por meio do sangue do cordeiro pascal aspergido no canto superior das portas, os judeus tiveram seus primogênitos poupados da morte. Visto que João já havia testemunhado que ele não era o Messias, mas o precursor d’Ele, ao enfatizar que Jesus era o verdadeiro Cordeiro de Deus, ele estava também aconselhando os seus discípulos a seguirem Cristo. João não tinha interesse em status ou reconhecimento, pois ele iria afirmar posteriormente: “Convém que ele cresça e que eu diminua.” (João 3.30). O Messias, cuja chegada João antecipava, já estava entre eles. Portanto, João estava encerrando seu ministério preparatório. Ao entenderem a mensagem, dois discípulos de João seguiram a Jesus, que os saudou com a seguinte pergunta: “Que buscais?”. Dizendo de outra maneira, a pergunta de Jesus foi esta: “com que propósito vocês estão vindo ao meu encontro?” Então, os dois discípulos, um dos quais era André, e o outro, provavelmente, o evangelista João, perguntaram: “Mestre onde estás hospedado?” 

A resposta de Jesus é interessante. O SENHOR não lhes deu o endereço do local onde Ele estava, mas lhes fez um convite: “Venham e verão” (João 1:39). O convite de Jesus não era apenas para que os dois candidatos ao discipulado contemplassem o lugar onde Jesus permanecia, porém que tivessem a oportunidade de contemplar o SENHOR por eles mesmos. O testemunho de João Batista era exato e impactante, mas nada poderia ser mais convincente do que um encontro pessoal com o próprio Cristo. Por isso, o SENHOR lhes disse: “Venham e verão.” Eles foram com Jesus e viram, por si mesmos, que Ele era o Cristo, o Cordeiro prometido, o Salvador do mundo. O encontro se deu por volta das dez horas da manhã, e eles ficaram com Cristo ao longo de todo aquele dia. De fato, esses dois, em breve, seriam escolhidos para compor o grupo dos doze apóstolos. Eles tiveram a oportunidade de contemplar Jesus e nunca mais O deixaram, pois, após esse encontro, André afirmou ao seu irmão Simão: “Achamos o Messias” (João 1.41).

Uma pessoa pode ficar impressionada com o testemunho de outros acerca de Jesus. Mas, se deseja mesmo conhecer Cristo precisa “vir e ver”. Não é bastante que fiquemos apenas ouvindo o que as pessoas falam acerca de Jesus. Se você decidir conhecer Jesus diretamente por meio da leitura do Evangelho de João, você poderá dizer como os samaritanos declararam à mulher que lhes testemunhara acerca de Jesus: “Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (João 4.42). 

É meu prazer testemunhar acerca do Cristo que me achou e me salvou. Todavia, se você quer mesmo saber quem é Jesus, venha e veja! Ouça-O por intermédio da Sua Palavra e fale com Ele por meio da oração. Eu garanto que, quando você chegar a conhecer esse Cristo revelado no Evangelho de João, você dirá como a rainha de Sabá: “Não me contaram metade acerca do amor, da graça e da verdade que é Jesus.” Então, tome o Evangelho e leia-o… venha e veja!