O Reino e a vontade do Rei
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu…” (Mateus 6.9–10)
Devemos ser gratos aos discípulos por terem pedido a Jesus que lhes ensinasse a orar. Olhando o sentido das palavras de Jesus no início da oração modelo, imediatamente entendemos os discípulos e, com eles, também pedimos: “Senhor, ensina-nos a orar”.
Depois da invocação do Pai e do expresso desejo de que Ele seja glorificado por Quem Ele é, Jesus nos ensina a fazer outros pedidos também relacionados a Deus: "Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu…” É importante notar que estamos chegando à metade da oração modelo, e até este ponto Jesus não falou nada sobre pedir a Deus suprimento para nossas necessidades materiais. Vamos chegar a esse ponto, evidentemente. Mas a lição de que a prioridade da oração é a Pessoa de Deus, a glória de Deus e o reino de Deus já está bem estabelecida. Realmente, não sabemos orar, pois sequer entendemos que a oração centraliza-se em Deus, não em nós.
Então, o que o SENHOR está ensinando quando nos manda orar pela vinda do reino de Deus? Jesus está lembrando que Deus tem um programa a realizar neste universo. Um dia Ele vai governar visivelmente sobre esta terra que lhe pertence por direito de criação e preservação. Nesse tempo a vontade de Deus será feita na terra como é feita nos céus. Esta perspectiva futura do reino de Deus pode ser vista em toda Bíblia e deve ser o grande anseio dos filhos de Deus.
Desse modo, quando pedimos a vinda do reino de Deus, estamos pedindo que o senhorio de Cristo seja reconhecido por todos neste mundo. Vendo por este ângulo, há um aspecto em que o reino de Deus pode se manifestar no momento presente, embora não em sua plenitude. Ao anunciar a vinda de Jesus, João Batista dizia: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mateus 3.2). Jesus é o Rei e Sua chegada traz ao mundo alguns aspectos inaugurais do seu futuro reinar. Por isso, os que reconhecem Seu senhorio no momento presente são chamados “filhos do reino” e são instruídos a buscar “…em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça” (Mateus 6.33).
A pessoa que pede a futura vinda do reino de Deus só pode fazê-lo de modo autêntico se tiver disposto antecipar o reinar de Cristo no mundo entregando ao SENHOR Jesus o trono do seu coração. Somente assim, tendo Cristo como SENHOR absoluto da nossa vida, poderemos também antecipar a plena manifestação da boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Se não em toda terra, pelo menos em todo nosso coração.
Entregue a Cristo o trono do Seu coração. Aprenda a orar. A oração pode mudar sua vida!
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.