Listen

Description

Meditações no Evangelho de João (34): A identificação de um Filho de Deus

De acordo com a crença popular, todos somos filhos de Deus. Esse pensamento está tão arraigado no coração das pessoas, que chega a ser ofensiva qualquer afirmação ao contrário. Por razões óbvias, podemos entender o motivo pelo qual a noção da paternidade universal de Deus tem tanta aceitação. No entanto, a verdade de uma doutrina não pode ser determinada pela qualidade de adeptos que a defendem. Por isso, considerando a importância desse assunto, o melhor que fazemos é ouvirmos o que o próprio Deus diz na Sua Palavra. 

À luz das Escrituras, a única possibilidade de defendermos a paternidade universal de Deus seria por meio da doutrina da criação. A Bíblia ensina que Deus é criador de todos os homens. Por essa concepção, não seria de todo errado defender a noção de que todos somos filhos de Deus, levando em conta que, no SENHOR, está a fonte da nossa existência. A grande questão, no entanto, seria: “Como o próprio Deus, na Sua Palavra, descreve ou identifica um filho de Deus?” Para obter uma resposta precisa, nada poderia ser mais útil do que o ensino de Jesus registrado no Evangelho de João.

Logo no primeiro capítulo do quarto Evangelho, deparamo-nos com a seguinte declaração: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (João 1.11-12). Como podemos ver, as palavras do autor sagrado não combinam com a noção popular de que todos somos filhos de Deus. O versículo 12 afirma que somente os que recebem a Jesus ganham o poder de “serem feitos filhos de Deus.” Isso nos lembra do diálogo de Jesus com Nicodemos, onde aprendemos que, para pertencermos ao reino de Deus, é necessário passarmos pelo novo nascimento. Uma criatura de Deus nasce da carne; um filho de Deus nasce do Espírito. 

Em João 8:47, o SENHOR Jesus é ainda mais claro a respeito desse assunto, quando diz: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” Ninguém precisa se esforçar para entender o que Jesus está ensinando. De modo simples, o SENHOR está dizendo que a disposição de ouvir as palavras de Deus é um sinal identificador de um verdadeiro filho de Deus. Os judeus não tinham tal disposição, por isso, Jesus disse: “não sois de Deus.”

É importante notarmos que, quando Jesus fala de ouvir as palavras de Deus, não está falando apenas do ato de escutar a Palavra. A ideia é dar ouvidos, obedecer ou praticar aquilo que Deus nos ordena. É isso que aprendemos na epístola de Tiago, que diz: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1:22). 

Os judeus, nos dias de Jesus, por causa da história e da tradição religiosa dos seus pais, ficaram ofendidos quando entenderam que Jesus não os via como filhos de Deus. Por isso, de modo malicioso, ofensivo e arrogante, disseram-Lhe: “Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus” (João 8.41). A isso, Jesus respondeu: “Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou” (João 8.42).

A verdade bíblica é que, depois da entrada do pecado no mundo, todos nós, desde a nossa concepção, somos inclinados à rebelião contra Deus. Por essa razão, o fato de sermos criados por Deus não nos assegura que somos Seus filhos. Do mesmo modo, nossa história e tradição religiosa não nos garantem a comunhão com Deus e a certeza da vida eterna. Se fosse esse o caso, Jesus não teria dito que os judeus não pertenciam a Deus. De acordo com Cristo, um filho de Deus ouve e se submete à Palavra de Deus. 

Se você se julga filho de Deus, e ainda não tem chegado ao ponto de obedecer à Palavra do SENHOR, aproveite a oportunidade de ouvir o ensino das Escrituras. Deus, na Sua bondade, tem nos dado a Sua Palavra de muitas maneiras, incluindo essa mensagem que agora você lê ou escuta. Além disso, por meio da Bíblia você pode ouvir diretamente as palavras do SENHOR. Não sabe por onde começar? Comece lendo o Evangelho de João. Enquanto lê, peça ao SENHOR que abra os olhos do seu coração para ouvir e obedecer a Sua voz. A aceitação da Palavra de Deus é o melhor sinal de um verdadeiro filho de Deus. Você a aceita?