Listen

Description

“… e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mateus 6.13).

Essa é a última das seis petições da oração do Pai Nosso. Uma vez mais, somos orientados por Cristo a priorizar as necessidades espirituais, pedindo ao Pai celeste que não nos permita cair em tentação.

Para melhor compreensão do ensino de Jesus, é importante levar em conta que a palavra grega que aqui aparece traduzida como “tentação” tem o sentido de “teste” ou “provação”. A Bíblia ensina que Deus mesmo usa as provações para nos fazer crescer na fé, na confiança n’Ele. Na epístola de Tiago, lemos: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” (Tiago 1.2–3). É a fornalha da provação que purifica nossa fé. O salmista dizia: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmo 119.71). A dor da provação produz crescimento na vida dos filhos de Deus.

Entretanto, por causa da nossa natureza pecaminosa, se não estivermos em comunhão com Deus, facilmente a provação pode se tornar em tentação, levando-nos a cair na armadilha do mal. Devemos pedir ao Pai celeste que nos livre tanto da fraqueza da nossa carne quanto das perigosas artimanhas do maligno, que, como diz o apóstolo Pedro, “anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1Pe. 5.8).

Jesus conhecia bem o perigo da tentação que pode nos envolver em tempo de provação. Ele mesmo passou por essa experiência quando, após quarenta dias de jejum no deserto, foi atacado pelo tentador. O diabo fez terríveis investidas, na tentativa de se aproveitar da fraqueza física do SENHOR Jesus, a fim de fazê-l’O se afastar da vontade do Pai. Contudo, para cada ataque enganoso do maligno, Jesus reagiu com a verdade poderosa das Escrituras. A Palavra de Deus é a espada do Espírito, que nos ajuda a vencer a batalha espiritual, como lemos em Efésios 6.17. Ao final, por não ter conseguido resistir ao poder da Palavra de Deus, o diabo se afastou “… e eis que vieram anjos e o serviram” (Mt. 4.11).

Peça ao SENHOR para livrá-lo do mal, sempre lembrando que o conhecimento da Palavra de Deus e a obediência a ela são essenciais para não cairmos em tentação. Quem realmente anseia o socorro de Deus deve também desejar a Palavra de Deus. No Salmo 119.11 está escrito: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmo 119.11)

Aqui, chegamos ao fim da nossa série de devocionais baseados na oração do Pai Nosso. Que Deus nos ajude a orar conforme Jesus nos ensinou. Aprender a orar pode mudar nossa vida.

"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, inscreva-se o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom final de semana na presença do SENHOR.