Listen

Description

A cura para a ansiedade

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6.25)

Ansiedade, preocupação, medo, fobia e pânico, infelizmente, são palavras centrais no vocabulário moderno. Parece até que, em certos casos, a ansiedade e identidade se misturam naquilo que define certas pessoas. Ser ansioso se tornou parte de quem somos, e os sinais dessa triste condição aparece nas unhas que não paramos de roer, na dor de cabeça gerada pela tensão muscular, na enxaqueca, na insônia, no corpo fatigado e na alma cansada.

Diferente da concepção moderna, Jesus não via a ansiedade como uma doença, mas como um distúrbio espiritual resultante da falta de fé no Pai celeste. É por isso que, depois de ensinar sobre confiança exclusiva em Deus, Jesus aplica esse princípio dizendo aos Seus primeiros ouvintes e nós também: Não andeis ansiosos pela vossa vida.

O contexto desse ensino no Sermão do Monte é esclarecedor. Antes de falar sobre o problema espiritual da ansiedade, Jesus disse : “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6.24). Para perceber a relação desse texto com a ansiedade, precisamos notar que a expressão estar ansioso, literalmente, significa estar dividido. A pessoa ansiosa não tem sossego, porque sua mente está sempre dividida entre dois senhores, entre duas forças dominantes, entre dois centros controladores da vida. Na epístola de Tiago lemos sobre o homem de “dupla mente”, isto é, o homem que é inconstante ou dividido em todos os seus caminhos (Tiago 1:8).

Sem dúvida, a vida é cheia de motivos para ficarmos preocupados ou divididos. O problema, porém, não é a presença de motivos, mas a ausência de Deus em face desses motivos. O Deus que é o autor da vida, não é capaz de sustentá-la? O que faz diferença não é quão grandes sãos os nossos desafios, mas quão grande é o Deus em quem cremos e a quem servimos.

A filha de Jairo estava doente e Jesus decidiu ir a sua casa, a fim de curá-la. No caminho, enquanto o SENHOR lidava com a doença física e espiritual de uma uma mulher que há 12 anos padecia com uma hemorragia, um mensageiro se aproximou de Jairo e disse: “Tua filha já morreu. Por que ainda incomodas o Mestre?” Jesus ouviu essas palavras e, para livrar Jairo da ansiedade que essa notícia poderia causar, disse: “Não temas, crê somente” (Marcos 6.36). Em termos modernos, Jesus teria dito a Jairo: “Não tenha fobia, creia somente”.

Você está ansioso? Preocupado? Em pânico. Aqui está o remédio que Jesus oferece: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11.28–29)

"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.