Listen

Description

Pergunte aos passarinhos

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6.26–27)

No Salmo 37:5, Davi declara: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Essas palavras não são difíceis de entender, mas, entre entender e obedecer existe um longo caminho a ser trilhado.

Tratando sobre o problema espiritual da ansiedade, Jesus aconselha que observemos as aves do céu. Diferente do nós, as aves não tem planos para o amanhã. Elas sequer têm consciência de que existe um amanhã. Elas se alimentam da porção diária dada pelo Criador, e vivem tranquilas. É uma vida simples, certamente… poucos recursos, mas muita paz.

Evidentemente, Jesus não está incentivando uma vida irresponsável. Os pássaros não receberam de Deus a inteligência e as habilidades que temos. A Bíblia nos ensina a ser ser diligentes em semear e precavidos para enfrentar as adversidade futuras. Semear, colher e ajuntar são parte da nossa responsabilidade. O problema está em esquecer que a vida não depende do quanto ajuntamos, mas da bondade do Pai celeste.

Jesus contou uma parábola acerca de um homem que conseguiu uma grande colheita. Feliz pela abundante produção, aquele homem elaborou um plano: iria destruir os celeiros pequenos, construir outros maiores para recolher o excedente. Antecipando o futuro, que ele considerava garantido, o homem ensaiou o que diria para si mesmo, diante dos celeiros abarrotados: “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te” (Lucas 12.19). A história seria fantástica se não fosse por um detalhe que Jesus acrescentou, com as seguintes palavras: “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12.20) A loucura não está em planejar, mas em achar que nossos planos e recursos podem garantir uma vida longa e feliz.

Quer livrar-se da ansiedade? Pergunte aos passarinhos sobre seus planos para amanhã. Eles ficarão espantados e dirão: “Planos, amanhã? Não sei de que você está falando. Eu só conheço o hoje e tenho vivido muito bem assim. O Criador me sustenta com o pão de cada dia. Preciso mais?” - Mas passarinho, o hoje passa rápido. É preciso pensar no amanhã".
- “Bem”, continuaria o passarinho, “quando o amanhã se tornar hoje a promessa do Criador continuará valendo. Por enquanto, eu recebo a bênção diária e cumpro o mandamento do Salmo 150.6 que diz ‘Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!’.

Os pássaro amanhecem louvando porque não acordam preocupados. A ansiedade nos rouba a respiração e, dessa forma, destrói o privilégio da adoração. Ansiedade, em última análise, é falta de confiança nas promessas do SENHOR, pois Ele mesmo disse: “Não se vendem dois pardais por duas moedinhas? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.” (Mateus 10.29–31)

Essa é a promessa do Deus que é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Descanse na provisão do Pai celeste.

"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.