Listen

Description

A verdadeira causa da ansiedade

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mateus 6.25–26)

No final da Segunda Guerra, devido à morte de muitos adultos, era grande o número de órfãos. Por isso, terminada a guerra, os aliados tiveram que providenciar locais para os órfãos onde eles pudessem ser bem cuidados e alimentados até que se encontrasse uma moradia definitiva para eles. Em um desses locais, os guardas observaram que as crianças não conseguiam dormir. Elas estavam protegidas, recebiam três refeições diárias, contudo não conseguiam dormir.

Então, decidiram trazer alguns psicólogos até aquele campo, para tentar descobrir a razão da perturbação noturna. Depois de algumas perguntas e testes, finalmente, chegaram a uma conclusão: se colocassem nas mãos das crianças um pedaço de pão, elas iriam dormir tranquilas. E assim foi feito. Quando as crianças já estavam deitadas, os seus cuidadores colocavam um pedaço de pão naquelas pequenas mãozinhas. Dentro de poucos dias, todas elas estavam dormindo a noite inteira.

A lição é simples. Aquelas crianças haviam passado tanta fome que não tinham esperança para o amanhã. Elas não desfrutavam do que estavam recebendo, porque tinham medo de não ter pão ao amanhecer. O medo do futuro destrói a paz no presente.

Enquanto falamos sobre as promessas de Deus, devemos reconhecer que, embora muitos entendam as palavras de Jesus, infelizmente, não conseguem absorver seu verdadeiro significado. Escutam o SENHOR dizendo: “Não andeis ansiosos. Eu sei o que vocês precisam. Eu cuido dos pássaros e visto lindamente os lírios dos campos. Vocês são mais valiosos que os pássaros e as plantas. Busquem em primeiro lugar o meu reino e a minha justiça, e as coisas que vocês realmente precisam serão acrescentadas”. Tais palavras deveriam acalmar os corações, mas nem sempre esse é o caso.

É impossível encontrar promessas tão consoladoras. Por que ainda ficamos ansiosos? As causas podem ser variadas, mas, possivelmente, a razão seja a história de fome espiritual que tem caracterizado a nossa vida. Temos levado uma vida tão carente, espiritualmente falando, que não conseguimos nos apropriar das promessas que o SENHOR nos fez. Sabemos que o SENHOR não falha, no entanto, como não temos experimentado o quanto Ele é bondoso, não somos capazes de confiar que Ele vai cumprir o que disse.
Se você diz crer, mas não consegue dormir sem segurar um pedaço de pão, você precisa se alimentar de Cristo antes de receber os benefícios das promessas d’Ele. A propósito, a sua alma já experimentou a plena satisfação de crer no SENHOR? Se não, pode ter certeza de que essa a causa final da sua ansiedade. Comece por aí e tenha noites de paz.

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.