O que significa confiar em Deus?
“Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6.30)
No ensino de Jesus acerca do problema espiritual da ansiedade, a palavra fé aparece constantemente. No diagnóstico do SENHOR Jesus, não são os ansiolíticos que trarão a cura, pois os remédios jamais chegam à alma, que é a fonte da nossa ansiedade. Por exemplo, se estamos sofrendo de insônia causada por ansiedade, podemos tomar uma pílula que, possivelmente, nos fará dormir. O corpo vai experimentar alguns momentos de descanso, mas, desse modo, estaremos tratando apenas o sintoma, sem realmente lidarmos com a causa. Para resolver a ansiedade por via oral, seria preciso tomar uma pílula de fé. Contudo, como sabemos, esse comprimido não se encontra à venda no mercado.
Em nossos dias, fala-se sobre confiança e fé. Um jovem estudante de medicina com quem compartilhei o evangelho em viagem recente tinha plena convicção do valor da fé para pacientes em estado grave. No entanto, ele não conseguia entender que a fé, por mais intensa que seja, pode ser completamente ineficaz. Quando Jesus fala sobre crer e confiar, Suas palavras não têm nada a ver com religiosidade, pensamento positivo, estímulos motivacionais ou expectativas fundamentadas em um desejo forte. A Bíblia até fala da possiblidade de uma pessoa ter uma fé morta. Muitos acham que o importante é ter fé, como se a fé fosse valiosa em si mesma. A diferença não está na fé, mas no objeto da fé, em quem ou no que a fé se apoia. É comum ouvirmos pessoas falarem, especialmente diante de circunstâncias difíceis: “Eu sou uma pessoa de muita fé… acredito que vai dar certo”. Tipicamente, essas palavras brotam de lábios de pessoas que têm fé na própria fé. Por isso, é importante lembrar: não importa se você tem fé, mas em quem está depositada a sua fé.
A Bíblia ensina que a verdadeira fé sempre leva à confiança. Gosto imensamente do conceito de confiança elaborado pelo escritor Jerry Bridges, quando assim afirma: “Confiança não é um estado passivo da mente. Mas um ato vigoroso da alma pelo qual decidimos nos apegar e depender das promessas de Deus, a despeito das adversidades que, às vezes, tentam nos submergir.”
Na confiança que brota da verdadeira fé em Cristo, o elemento da passividade não está presente. Ao realizar a cura do paralítico em Marcos 2, Jesus disse ao enfermo: “Eu te mando: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa” (Mc 2.11). No incrível episódio em que Pedro, amedrontado, pediu ao Senhor que lhe fosse permitido andar sobre as águas, Jesus mandou que Pedro saísse do barco. “E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” (Mateus 14.29). Pouco depois, tirando os olhos do Senhor e reparando na fúria das ondas, Pedro começou a submergir. Entretanto, enquanto confiou em Cristo, andou sobre as águas. A confiança foi atestada pela disposição de sair do barco. Nosso problema é que dizemos confiar que Deus pode nos fazer andar sobre as ondas, mas não queremos sair do barco.
A fé que leva à ação é fruto de uma decisão vigorosa de crer nas promessas de Deus, a despeito da fúria das águas. Como viver a realidade dessa fé? Conheça a Cristo por meio da Sua Palavra. Decida se apegar ao que Ele diz sem se importar com a opinião das pessoas, com os pressentimentos do seu coração ou com a severidade das provações. Tome a decisão de confiar e saia do barco.
E se, depois dos primeiros passos, eu começar a afundar? Eu gritarei como Pedro: Salva-me, Senhor. E, como eu confio na Sua Palavra, já sei o que virá em seguida… “E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? Subindo ambos para o barco, cessou o vento. (Mt 14.31–32).
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.