Listen

Description

Meditando nas Escrituras (8): A Necessidade da Profecia Bíblica

O futuro é incerto, mas sempre fascinante. Por isso, muitos se esforçam por conhecer o dia de amanhã, mesmo sabendo que “o futuro a Deus pertence”. Se isto for verdade, e cremos que é, concluímos que, se quisermos ter alguma informação segura quanto ao futuro, precisamos conhecer a Palavra de Deus.

Quando falamos em futuro, logo nos lembramos de profecia. Embora, nas Escrituras, predição e profecia não sejam exatamente palavras sinônimas, é fato que o elemento preditivo é um componente importante nas profecias bíblicas, as quais perfazem cerca de vinte e cinco por cento do conteúdo das Sagradas Escrituras. Isso significa que, para Deus, as profecias são muito importantes, portanto, não podemos ignorá-las.

Como sabemos, profetas e profecias estão presentes em todas as religiões independentemente das doutrinas defendidas por cada uma delas. Curiosamente, até mesmo os que não têm uma religião definida, muitas vezes, interessam-se por predições. É bem conhecida a prática de pessoas ficarem ligadas nas chamadas previsões astrológicas, crendo que, se observarem o que está consignado ao seu signo, poderão ter um dia mais seguro e produtivo. Especialmente em tempos difíceis, como os que agora atravessamos, muitos passam a buscar declarações proféticas crendo que, por esse meio, poderão controlar ou, pelo menos, ficar mais bem preparados para o que está por vir.  

Quando falamos acerca do futuro ou de qualquer outra coisa que esteja além da nossa capacidade de investigação, precisamos ter cuidado com o que estamos lendo ou ouvindo. Há muito engano apresentado em forma de profecia. Para não sermos iludidos, devemos entender que a única revelação do futuro que é garantida é aquela que encontramos nas Escrituras. Deus é fiel, portanto, aquilo que, verdadeiramente, vem do SENHOR tem a marca distintiva da verdade. Em Salmos 119:89, está escrito: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu.” Essas palavras apontam para a validade permanente de tudo que está escrito na Palavra de Deus. Jesus reforçou esse pensamento quando disse no Sermão do Monte: “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.” (Mateus 5:18). 

 Em meio às trevas e à instabilidade que se abatem sobre o mundo neste momento, precisamos de um referencial seguro que nos conforte no presente e nos dê firmeza no futuro. Hoje, para onde quer que nos voltemos, descobriremos que a verdade se tornou material escasso. Neste contexto de desesperadora incerteza, podemos ver a importância das palavras de Jesus em João 17:17, que dizem: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

O futuro pertence ao Deus trino das Escrituras. Por isso, devemos examinar as profecias bíblicas com a certeza de que a Palavra de Deus é “uma candeia que brilha em lugar tenebroso” (2Pedro 1:19). Para não nos perdermos no presente nem no futuro próximo, devemos andar na luz divina que emana das profecias bíblicas. O salmista está absolutamente certo ao dizer em Salmos 119:105: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” É disso que precisamos!