Listen

Description

Meditando nas Escrituras (12): Separando o Trigo da Palha

O profeta Jeremias, um dos quatro profetas maiores, é o autor de dois livros do Antigo Testamento: o livro que traz seu próprio nome e o livro de Lamentações. Jeremias foi um arauto de Deus que viu a destruição de Jerusalém e o exílio do povo para a Babilônia.  

Como os demais profetas do SENHOR, Jeremias se empenhou em conclamar o povo de Israel ao arrependimento e, consequentemente, ao retorno para Deus. Devido à dureza de coração do povo de Deus, a missão de Jeremias era tão árdua que, em alguns momentos, ele pensou em desistir da sua vocação profética. Era difícil conviver com a frieza espiritual da nação. Deus estava dando a oportunidade para o povo deixar os maus caminhos. Se isso não acontecesse, seriam visitados pela temível ira do SENHOR. No entanto, desde os governantes até às pessoas mais simples, ninguém dava ouvidos à palavra do mensageiro do SENHOR. 

Além do descaso espiritual da nação de Israel, Jeremias sofria com outro problema sério: a mensagem enganosa dos falsos profetas. Enquanto o profeta de Deus avisava que o juízo dO SENHOR estava às portas, os falsos profetas consolavam o povo com palavras agradáveis, todavia enganosas. O ilusório consolo dado pelos falsos profetas servia apenas para anestesiar a mente das pessoas, permitindo que elas seguissem seu caminho rumo à destruição.

Denunciando os falsos profetas, o SENHOR, através de Jeremias, declarou: “O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o Senhor.” A ilustração usada aqui fala por si mesma. As visões dos falsos profetas, embora promissoras, eram apenas palha. Isto é, sua capacidade para nutrir espiritualmente era nula. A Palavra do SENHOR, ao contrário, é comparada ao trigo e tem o poder para alimentar plenamente o nosso coração. 

Nestes dias difíceis que atravessamos, devemos ficar atentos ao perigo de sermos presas de mensageiros oportunistas. Infelizmente, há muitos que procuram tirar vantagem do desespero das pessoas, falando em nome de Deus, porém privando as pessoas da verdade de Deus. Devemos ser cuidadosos. Para não sermos iludidos, podemos aplicar o teste simples do “capítulo e versículo”. Esse teste funciona da seguinte maneira: sempre que nos apresentarem alguma mensagem em nome do SENHOR, devemos perguntar: “Em que capítulo e versículo das Escrituras se encontra o fundamento dessa mensagem?” Há muitos que estão dizendo que Deus lhe disse isso ou aquilo. Não negamos que Deus fale conosco. O que devemos entender, no entanto, é que, em nossos dias, quando alguém afirmar “assim diz o SENHOR”, deverá, em seguida, declarar a referência bíblica onde podemos conferir a mensagem de Deus. A voz de Deus se encontra nas Escrituras. Portanto, se uma mensagem, qualquer que seja, tiver sua origem em “particular elucidação”, como diz o apóstolo Pedro, podemos estar certos de que é palha, não trigo. E, por essa razão, não devemos atendê-la.  

Estamos no início de um ano cheio de incertezas e inquietações. Sejamos sóbrios, portanto, para não sermos iludidos pelos homens que contam seus sonhos e pensamentos como se fossem a Palavra do SENHOR. A verdade é o que nos liberta. A palavra dos homens nos escraviza.  

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17)