Listen

Description

Meditando nas Escrituras (16): A Alma Revigorada pela Palavra*

São muitas as referências bíblicas nas quais a Palavra de Deus é apresentada como sendo capaz de gerar nova vida. O apóstolo Pedro ligou a eficácia da Palavra de Deus ao poder divino que é requerido para que uma pessoa passe pelo novo nascimento. Assim, em 1Pedro 1:23 está escrito: “... pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” Aqui, as Escrituras são comparadas a uma semente que contém tudo que é preciso para que aconteça o novo nascimento. 

No livro do profeta Ezequiel, capítulo 37, encontramos a mesma ideia, mas de um modo mais dramático. Em uma visão curiosa, o profeta Ezequiel se achou no meio de um tenebroso vale cheio de ossos secos. Os ossos, além de secos, estavam desconjuntados, dando sinais de que pertenceram a pessoas que haviam morrido há muito tempo. Apesar disso, Deus ordenou que Ezequiel falasse a Palavra de Deus aos ossos. Então, quando o profeta proclamou a Palavra do SENHOR para aqueles ossos secos, passou, imediatamente, a ouvir um barulho de ossos batendo em ossos, enquanto se aproximavam e se articulavam, formando esqueletos. Sob a ordem de Deus, Ezequiel continuou profetizando, a partir daí, para os esqueletos, que começaram a ser revestidos com nervos, tendões, carnes e pele. Assim, sob a proclamação da Palavra de Deus, o profeta percebeu que um sinistro amontoado de ossos secos foram transformados em um poderoso exército, simbolizando a futura restauração de Israel, o povo de Deus. 

Salmos 19:7 também fala acerca do poder restaurador da Palavra de Deus, dizendo: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”. Ao falar sobre restauração da alma pela perfeita Lei do Senhor, Davi está dizendo, literalmente, que a Palavra de Deus traz de volta a alma. Esse é o significado do verbo “restaurar”. Em outras palavras, a Lei do Senhor é tão completa e eficaz que nos alcança mesmo que, na nossa angústia, tenhamos a sensação de que estamos perdendo a própria alma. 

 A segunda parte do versículo diz que “o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices”. O princípio da sabedoria está no temor do Senhor. O contado íntimo com a Palavra de Deus nos fará temer o SENHOR verdadeiramente. É dessa maneira que deixaremos de ser tolos, não sendo enganados facilmente pelas aparências. 

As más notícias e os prognósticos negativos que estão diante de nós podem facilmente tirar a nossa paz e a nossa sensatez. Apeguemo-nos, pois, à Palavra do SENHOR, pois no Salmo 119 está escrito: “Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.” (Salmos 119:99).