O Deus que busca os perdidos
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (Lucas 19.10)
O ensino do amor de Deus pelo pecador chega a nós por declarações diretas e por meio de histórias, parábolas e lições objetivas. As Escrituras nos apresentam o Deus trino, eterno, santo, justo e bom, sempre agindo em amor e graça, a fim de buscar e salvar o homem perdido.
Se voltarmos à história da criação, veremos que, imediatamente após o primeiro casal ter caído em pecado, quando Deus reaparece na história, Suas primeiras palavras são: “Adão, onde estás?” Sendo o Onipotente Criador, Deus não precisaria procurar Adão. Como Ele havia feito antes, poderia descartar o homem desobediente e recomeçar a história. No entanto, o Deus trino das Sagradas Escrituras não se revela apenas como um Deus grande em poder, mas também como um Deus grande em amor. Por isso, Ele não descartou Adão, contudo começou a escrever o enredo da grande história da redenção, pela qual Ele iria, por Si mesmo, restaurar o homem perdido à comunhão com Ele.
A vinda de Jesus ao mundo não pode ser compreendida se não levarmos em conta o plano de Deus de resgatar, para Si, o homem, que decidiu se distanciar d’Ele. O caminho que nos afasta de Deus tem a morte eterna como o destino final. E, para que pudéssemos ter a possiblidade de evitar esse fatal e terrível destino, Deus enviou Seu Filho ao mundo. Por que Ele fez isso? “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).
Essa busca divina de pecadores perdidos foi um fio condutor no ensino e na obra de Jesus durante Seu ministério terreno. Jesus se apresenta como o Bom Pastor, que busca Suas ovelhas e paga o preço máximo para resgatá-las. Em João 10.11, Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”.
No evangelho de Lucas, há uma grande ênfase no ministério de Jesus em busca dos perdidos. Leia o capítulo quinze do evangelho de Lucas e você entenderá por que esse capítulo é chamado a sessão de achados e perdidos das Escrituras. Nesse capítulo, podemos ler a parábola da ovelha perdida, da moeda perdida e dos dois filhos perdidos.
Antes, porém, de meditarmos nessa sessão de “achados e perdidos”, gostaria de chamar sua atenção para outra história de um perdido que foi achado por Jesus. Estou me referindo a Zaqueu, o coletor de impostos que Jesus achou quando passava pela cidade de Jericó. Essa história fantástica se encontra em Lucas 19. Aos poucos, vamos meditar nesse evento, porém, por enquanto, quero apenas chamar sua atenção para o versículo que apresenta a principal lição da história: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lucas 19.10). Essas palavras são importantes para entendermos a história de Zaqueu, mas também são preciosas porque resumem a essência da missão do Filho de Deus no mundo. Sem dúvida, não existe verdade mais gloriosa nos Evangelhos. Portanto, se algum dia alguém lhe perguntar por que Jesus veio ao mundo, pode responder com segurança: “ O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.
Não sei onde você se encontra neste momento da vida. Todavia, qualquer que seja sua situação, Deus o está procurando.
Deus buscando os perdidos… “Ninguém tem maior amor do que este…” (João 15.13)
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, visite o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.