Listen

Description

Meditando nas Escrituras (28): Purificação pela Palavra de Deus

Em Efésios 5:25-27, o apóstolo Paulo ordena aos maridos que amem sua esposa “como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra…” Aprendemos aqui que o instrumento usado por Deus para purificar Sua igreja é a “lavagem de água pela palavra”. É a Palavra de Deus que nos limpa, a fim de refletirmos a imagem do Filho de Deus.

Purificação pela Palavra é o tema da segunda estrofe do Salmo 119, que começa com a seguinte pergunta e sua respectiva resposta: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmos 119:9). O termo “jovem” poderia ser traduzido como “homem jovem” no sentido mais abrangente. Qualquer pessoa, independentemente do gênero ou da idade, poderá receber a bênção da santidade, se procurar guiar os seus passos conforme o ensino das Escrituras. Sabendo disso, o salmista busca os mandamentos do SENHOR de “todo coração”, pedindo a Deus que não o permita se desviar dos Seus preceitos, seja acidentalmente ou por meio de deliberada ignorância. 

Por causa do pecado que sempre “jaz à nossa porta” procurando um meio de entrar e nos dominar, uma pergunta essencial seria: Como podemos nos livrar do domínio do pecado? A resposta está em Salmos 119:11, que diz: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Pensando acerca da relação antagônica entre o pecado e a Bíblia, Dwight Moody, conhecido pregador americano do século XIX, disse certa vez: “Ou o pecado me afasta deste livro, ou este livro me afasta do pecado”. De fato, o pecado não permanece muito tempo no coração que está entesourando a Palavra de Deus.  

Desejoso de vencer o pecado, o autor sagrado não se dá por satisfeito com o que já sabe dos mandamentos, mas pede que o SENHOR o ensine ainda mais. Desse modo, com o coração cheio da Palavra de Deus, ele poderá narrar com seus lábios todos os juízos que procedem da boca do SENHOR. Aqui, vemos uma aplicação clara do que Jesus disse em Mateus 12:34: “Porque a boca fala do que está cheio o coração.”

Poder viver em comunhão com Deus é um privilégio de valor imensurável. Por isso, no verso 14, está escrito: “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.” A expressão “o caminho dos teus testemunhos” significa “o estilo de vida determinado por Deus na Sua Palavra”. O salmista tem consciência de que o caminho traçado por Deus lhe trará muito mais alegria do que todas as riquezas.

No versículo 16, o escritor encerra a estrofe expressando seu compromisso de deleitar-se nos decretos do SENHOR, assegurando que não se esquecerá da Sua Palavra. Quando temos prazer nos mandamentos do SENHOR, nossa memória sempre conservará lembrança deles. 

Você deseja viver uma vida pura e agradável ao SENHOR? Decida guardar no coração a Palavra do SENHOR. O contato com a Sagrada Escritura é o melhor antídoto contra o pecado.