A busca da salvação
“Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (Lucas 19.8–10)
Jamais esquecerei o testemunho do meu amigo Gobinda, do Nepal. Semanalmente, Gobinda jejuava e orava pedindo a salvação da sua esposa, dos filhos e dos demais familiares. Ele era o único cristão em uma grande família hindu.
Curioso, perguntei…
- Gobinda, como você chegou ao conhecimento de Cristo?
Ele respondeu: “Enquanto estava fazendo pós-graduação nas Filipinas, um amigo me apresentou o evangelho. Em Jesus, percebi algo que eu não podia encontrar nos trezentos e trinta milhões de deuses do hinduísmo: Jesus tem misericórdia do pecador. Foi isso que me atraiu a Cristo”.
Foi a misericórdia de Jesus que perseguiu o perdido Zaqueu. Ele jamais poderia imaginar que Jesus se importaria com um cobrador de impostos egoísta e avarento que havia feito sua fortuna por meio da extorsão e da desonestidade. As pessoas comuns o evitavam, contudo o Filho de Deus, que sabia seu nome e o local do seu esconderijo, queria se hospedar em sua casa.
A multidão reprovou a decisão de Jesus de ficar à vontade na casa de um pecador. Lucas não descreve o conteúdo da conversa entre Jesus e Zaqueu, porque o alvo é mostrar a profunda mudança que acontece quando uma pessoa é achada por Cristo. Sempre que ocorre a salvação, os frutos aparecem na vida transformada.
O versículo oito diz que Zaqueu “… se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” (Lucas 19.8). O verbo “levantar”, nesse versículo, não descreve apenas a posição física de Zaqueu, mas fala da sua postura de mente, de coração e de alma. Ele se posta resoluto diante de Jesus e diz que vai dar aos pobres metade da sua riqueza.
Aqui é preciso observar bem. Um homem rico, corrupto, materialista, avarento está dizendo que, ao invés de extorquir as pessoas para aumentar suas riquezas, vai dar metade dos seus bens aos pobres. Além disso, vai restituir quatro vezes mais a todos que foram por ele explorados. O que houve? Um homem que roubava resolve dar seus bens aos pobres e devolver o que havia extorquido. Um egoísta torna-se altruísta, um avarento torna-se generoso, um explorador passa a ser misericordioso. Dar metade dos bens aos pobres e restituir a quem fora defraudado significava que Zaqueu iria abrir mão de tudo. O apelo da riqueza material perdeu seu encanto. E, quando isso acontece, podemos ter certeza de que houve uma mudança real, pois Jesus disse: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Marcos 10.25).
Um homem definido pela corrupção, desonestidade e amor ao dinheiro, completamente perdido e aprisionado no seu pecado, sem esperança de libertação, foi achado pelo Filho do Homem, que veio determinado a “buscar e salvar o perdido”.
Você já foi achado por Cristo? A salvação já chegou a sua casa? Nunca é tarde, pois “…Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5.8).
O Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Como Ele vai encontrá-lo e salvá-lo, eu não sei. Deus usa diferentes meios para salvar um perdido. Zaqueu foi achado escondido em cima de uma árvore. Saulo de Tarso, no caminho para Damasco. Você, quem sabe, poderá ser achado em casa, no escritório ou mesmo no trânsito, enquanto escuta o evangelho compartilhado por uma mensagem de áudio que acabou chegar no seu celular. Seja por que meio for, desejo que você seja achado por Cristo… e que seja agora mesmo!
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, inscreva-se o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom final de semana na presença do SENHOR.