Listen

Description

Jesus somente

A inesquecível declaração de Jesus afirmando ser a ressurreição e a vida, como sabemos, tem grande importância para a fé cristã porque, além de afirmar a doutrina da ressurreição, fundamento essencial do cristianismo, ela faz parte da famosa coleção dos “Eu sou” de Jesus que encontramos no evangelho de João.

Quando Jesus usou a expressão “Eu sou” para falar de Si mesmo, fazendo declarações categóricas e impressionantes como, por exemplo, “Eu sou a luz do mundo” ou “Eu sou o pão da vida”, o SENHOR Jesus estava comunicando muito mais do que o que parecia à primeira vista. Primeiro, deve-se notar a correspondência entre os “Eu sou” de Jesus e o “Eu Sou” do próprio Deus encontrado em Êxodo 3.14. Nessa passagem, quando Moisés perguntou a Deus qual era o Seu nome, a resposta simples e poderosa foi: “Eu Sou o que Sou”. Sem nenhuma dúvida, Jesus usou essa expressão como um meio de reafirmar a verdade que Ele iria proferir diretamente em João 10:30, onde está escrito: “Eu e o Pai somos um”.

Há também um aspecto gramatical nos “Eu sou” que deve ser considerado. Na língua grega, na qual o Novo Testamento foi escrito, assim como na língua portuguesa, a menção do pronome pessoal não é necessária para que fique claro quem é o sujeito de um verbo. Com poucas exceções, as desinências verbais são suficientes para que o leitor ou o ouvinte saiba a quem ou a que o verbo se refere. Entretanto, quando o escritor ou falante quer dar ênfase à sua declaração, o pronome é mencionado. Assim, quando Jesus disse “Eu sou”, com a inserção do pronome pessoal antes do verbo, Ele não estava dizendo simplesmente “Eu sou”, mas, “Eu somente sou”. Se lembrarmos desse importante detalhe, os “Eu sou” de Cristo ganham uma justa e certa ênfase. Desse modo, em João 6.48, Jesus afirma que Ele somente “é o pão da vida”; em João 8.12, que Ele somente é “a luz do mundo”; em João 10.9, que Ele somente “é a porta”; em João 10.11, que Ele somente “é o bom pastor”; em João 14:6, que Ele somente “é o caminho, e a verdade, e a vida”; em João 11.25, que Ele somente é “a ressurreição e a vida” e, finalmente, em João 15.1, que Ele somente “é a videira verdadeira”. Somente Jesus! Somente Jesus!

Ninguém é além de Jesus. Ninguém salva o pecador, exceto o Filho de Deus. Pedro estava absolutamente certo quando disse: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12). Onde está a sua fé? A quem você tem confiado o destino eterno da sua alma?

Marta, irmã de Lázaro, foi precisa quando disse: “… eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo” (João 11.27). Ele é o Cristo, o Filho de Deus, o Messias prometido.

Observando esses fatos, podemos entender melhor as palavras de Jesus, quando disse: “… se não crerdes que Eu Sou, morrereis nos vossos pecados” (João 8.24). Você crê em Jesus somente?

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.