Quem é Jesus?
Quando Saulo de Tarso, movido por seu zelo sem entendimento, partiu em perseguição aos discípulos do Senhor, perto de Damasco, na Síria, foi surpreendido por uma luz do céu que brilhou a sua volta. Em seguida, ouviu a poderosa voz do Senhor Jesus, que lhe perguntou: “Saulo, Saulo por que me persegues?” Assustado, humilhado e transformado, Saulo falou: “Quem és tu, Senhor?”
Não existe pergunta mais importante para um ser humano do que esta: “Quem és tu, Senhor?” A nossa resposta acerca da Pessoa de Jesus determina nossa vida presente e nossa eternidade futura.
O Evangelho de João foi escrito para mostrar a natureza divina de Jesus. Esse propósito fica claro logo na abertura do evangelho: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1.1). O termo “Verbo”, que significa “palavra” ou expressão”, é uma referência clara a Jesus Cristo, pois João diz em seguida: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1.14).
A expressão “no princípio” usada por João é uma alusão proposital a Gênesis 1:1. que também começa do mesmo modo. No entanto, a semelhança logo cessa, pois, enquanto Moisés segue, em Gênesis, descrevendo o que Deus fez, João continua afirmando dois fatos importantes sobre o Senhor Jesus Cristo.
Inicialmente, João declara que Ele estava com Deus, indicando Sua proximidade eterna com o Pai. Em Apocalipse, João declara que Jesus Cristo é “… aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso” (Ap 1.8). Essa é outra forma de dizer que Jesus Cristo é o “Eu Sou o que Sou”, “Eu fui o que fui” e “Eu Serei o que serei”. Ele é atemporal. Ele é o Criador do tempo. Ele sempre esteve nesse estado de existência ao lado do Pai. Isto é, Ele não teve princípio. Todas as coisas tiveram um início, mas “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste” (Colossenses 1.17). Dizer que Ele estava ao lado Pai significa que Ele tem uma identidade pessoal distinta do Pai. Ele não é, como alguns dizem, uma manifestação ou extensão do Pai. Ele é uma Pessoa separada do Pai, Ele tem sua própria identidade. Por isso, Ele pode estar ao lado do Pai, orar ao Pai, falar com o Pai.
Assim, se vamos responder, biblicamente, à pergunta “quem é Jesus?”, temos que afirmar que Ele é o eterno Filho, que existe em comunhão com o eterno Pai.
Por incrível que pareça, e por mais que tentem negar a verdade, o fato é que Deus se fez homem e habitou entre nós. O Criador, por causa da Sua infinita graça, veio ao encontro das criaturas. Ele é a Rocha eterna, Ele é o Salvador eterno. Por isso, Ele afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).
Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, inscreva-se o canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.