Listen

Description

Está escrito

Uma das evidências de que Jesus é o Messias são as profecias messiânicas cumpridas na pessoa de Senhor Jesus.

Entre essas profecias, umas das mais impressionantes diz respeito ao local do nascimento do Messias. No oitavo século antes de Cristo, o profeta Miquéias, declarou: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miquéias 5.2).

A localidade foi perfeitamente indicada: Uma pequena vila perto de Jerusalém, local de origem da família de Davi. O problema, porém, era que, quando Maria e José foram escolhidos para receber o Filho de Deus, o casal morava na Galiléia. Ao longo de toda gravidez de Maria e até às portas do nascimento de Jesus, o casal permanecia na pequena cidade de Nazaré, bem distante de Belém.

Mas, quando aproximou-se o dia de Maria dar à luz, aconteceu algo inusitado. O imperador de romano, vivendo nos confins da terra e sem o conhecimento e interesse nos profetas de Israel resolveu decretar um recesenciamemnto no qual as pessoas deveriam ser contadas na sua cidade de origem. Sendo José da casa e família de Davi não tinha escolha: ele e sua esposa deveriam viajar para Belém.

Às vezes, ficamos ansiosos quando decisões importantes que afetam nossa vida serão tomada por alguém, aparentemente, DE Provérbios 21.1 que diz: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”. Lembremos: Os céus estão sempre acima da terra! Embora César Augusto estivesse agindo como se estivesse no controle do império, na verdade sua decisão está sob o controle do Rei dos Reis. A soberania do humilde Rei dos judeus, nascido na manjedoura, foi a causa da decisão, aparentemente livre, do imperador romano. Cristo não está a serviço de Roma; Roma está a serviço de Cristo.

Quando Herodes, o grande, alarmado com a visita dos magos do Oriente, inquiriu dos principais escribas e sacerdotes sobre o local onde deveria nascer o Rei do judeus, a resposta estava na ponta da língua dos estudiosos do Antigo Testamento: “Em Belém da Judéia… porque está escrito” (Mateus 2.5).

A lição é simples e direta: Se está escrito, pode confiar. Jesus mesmo disse em João 10.35: “… e a Escritura não pode falhar”. A descrença no Filho de Deus não é um questão de falta de evidências, mas de dureza de coração. As indicações de que Jesus é o Messias prometido falam por si mesmas. Creia nas Escrituras. Creia em Jesus Cristo!