Listen

Description

Cumprindo a vontade escrita do Pai

O evangelho de Mateus foi escrito para mostrar que Jesus era verdadeiramente o Rei do Judeus, o Messias prometido. Para isso, Mateus utiliza mais de 50 citações diretas, alem de 75 alusões indiretas ao Antigo Testamento. Enfatizando a veracidade e a eternidade das Escrituras, Jesus afirmou: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mateus 24.35). Certamente, o apelo às Escrituras deveria ser o passo final para que alguém ficasse convencido de que Jesus Cristo era o Salvador anunciado desde o Éden.

Na epístola aos Hebreus 10:7, lemos: “Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hebreus 10.7). Esse versículo, que é uma citação interpretativa do Salmo 40:6-8, é muito interessante porque narra a interação entre as Pessoas da Trindade, quando o Filho se preparava para deixar o seio do Pai (Jo. 1:18) a fim de descer à Terra para se apresentar como o Filho do Homem, sendo reconhecido como uma humilde figura humana.

Descer da glória para viver entre nós exigiu muito do Filho de Deus. Desde a manjedoura e ao longo da Sua breve vida terrena, o Senhor da glória viveu em condições tão precárias que, como Ele mesmo afirmou, “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 8.20). Jesus viveu sob desprezo e privação, chegando a ser traído e abandonado por seus próprios amigos. Entretanto, o Senhor suportou tudo, inclusive a cruz, porque, como diz o versículo em Hebreus, Ele desceu ao mundo para fazer a vontade do Pai.

Cumprir a vontade do Pai é o mesmo que obedecer ao que “está escrito no rolo do livro”. A obediência perfeita de Cristo ao Pai em consonância com o que estava escrito não deixava dúvidas de que Jesus era o Messias Salvador.

Olhe para as Escrituras e estude os Evangelhos. Você perceberá uma incrível equivalência entre o que foi anunciado e o que foi cumprido. Nesse exame das Escrituras, você verá a grandeza dAquele que, “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hebreus 5.8). Tudo isso por uma razão declarada no Salmo 40 e repetida em Hebreus 10: a disposição do Filho de fazer a vontade do Pai.

A vontade do Pai se encontra nas Escrituras pelas quais recebemos fé para crer no Unigênito Filho. A realidade do plano de salvação do pecador por meio do Filho está revelada em toda a Bíblia. Lembremos das palavras de Jesus: “Examinais as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim” (João 5.39). O exame das Escrituras nos leva a Cristo e Cristo nos leva ao Pai.

"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Romanos 11.36).

Eu sou Jenuan Silva Lira, pastor da IBBP - Fortaleza. Este foi mais um episódio de “A Semente”. Para entrar em contato, escreva para asemente@ibbp.org. Para sermões e estudos dados na nossa igreja, inscreva-se no canal da IBBP no Youtube. Tenha um bom dia na presença do SENHOR.