O verdadeiro conhecimento de Cristo
Há muitas opiniões diferentes sobre a pessoa de Cristo. Porém, quanto a isso, não precisamos ficar especulando ou arriscando palpites. Isso pode ser perigoso, pois nossa concepção sobre a Pessoa de Jesus vai determinar nosso relacionamento com Ele.
Muitas vezes, escutamos as pessoas perguntando: “Quem é Jesus para você?” Ou “Quem é Jesus segundo a concepção de tal estudioso, de tal doutrina de tal escola de pensamento?” Tais perguntas podem ser sinceras, mas partem de uma base errada? Antes de querer saber a realidade sobre o Senhor Jesus segundo as diversas opiniões acerca d’Ele, deveríamos ir à fonte que Ele próprio indicou para os que querem conhecê-l’O perfeitamente.
Em João 5.39, Cristo vai direto ao ponto, enquanto debate com os judeus, após a cura do paralítico no tanque de Bestesda. Ele afirmou: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. Não resta nenhuma dúvida. Se alguém deseja saber quem realmente é o Senhor Jesus deve começar sua investigação pelo estudo das Escrituras. Nessa referência que acabamos de citar, as Escrituras significam o Antigo Testamento, onde encontramos as raízes e os fundamentos da revelação do Novo Testamento.
Ao ler João 5.39, o leitor do evangelho poderia perguntar com razão: “Se os judeus conheciam as Escrituras, viviam estudando e ensinando o antigo Testamento, e, se as Escrituras dão claro testemunho acerca de Jesus, por que não receberam o Messias que eles tanto diziam aguardar?” No versículo seguinte, Jesus mesmo responde quando diz: “Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5.40). Os judeus conheciam, mas não queriam. Havia, nos seus corações, uma grande resistência à pessoa e à mensagem de Cristo. A razão é que eles queriam um Messias que lhes oferecesse satisfação apenas às necessidades presentes, sem se preocupar com a vida eterna. Jesus lhes oferecia mais, porém eles queriam menos.
Uma vez mais, Jesus enfatiza que, quando desejamos realmente conhecê-l’O, precisamos envolver a mente e o coração. Os fatos revelados ao intelecto devem ser abraçados por um coração disposto a se submeter a Ele. A grande pergunta, então, seria: “Como diminuir a resistência do coração, a fim de aceitar a verdade das Escrituras?” A solução está em pedir a ajuda de Deus. Ele pode, por meio do Espírito Santo, conduzi-lo não somente à compreensão, mas também à aceitação da verdade sobre Seu filho. Quando isso acontecer, os olhos do seu coração serão abertos, e você poderá ver a Cristo distintamente.
Você quer conhecer a Cristo de verdade? Esqueça as opiniões humanas e volte-se para as Escrituras. Antes, porém, de iniciar seu estudo, diga ao Senhor: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador… Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei” (Lucas 18.13; Salmo 119:18).