por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
O que podemos ver na vida de Pedro é que embora carregue os valores e a tradição judaica, ele prontamente se coloca em obedecer, fazer o que Deus determina, como é a situação com Cornélio, em Atos, capítulo dez, versículos vinte e oito e vinte e nove.
“a quem se dirigiu, dizendo: — Vocês bem sabem que um judeu está proibido de se juntar a um gentio ou de entrar na casa dele. Mas Deus me mostrou que não devo considerar ninguém impuro ou imundo. Por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. E agora pergunto: Por que motivo vocês mandaram me chamar?” (Atos dos Apóstolos 10.28–29 NAA)
É neste espírito de Pedro que precisamos aprender, pois muitas vezes na nossa religiosidade queremos excluir pessoas do processo de Deus, hoje, não por uma questão de nacionalidade, mas, por muitos outros motivos decorrentes de nosso preconceito religioso. Devemos sim, ouvir o Espírito e sempre apresentar a todas as pessoas a mensagem da salvação, da reconciliação e do perdão que temos por meio de nosso Senhor.
Não podemos permanecer na religiosidade, mas, à medida que Deus determina nos movermos na direção que Ele nos chama para apresentar e revelar a palavra do evangelho que recebemos, para que todos, em todos os lugares e épocas, possam receber a mensagem da paz com Deus.