por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
A palavra Hosana significa: salva-nos Senhor. Como podemos ler em Mateus, capítulo vinte e um, do versículo seis ao nove.
“Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes havia ordenado, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas capas, e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas capas no caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pelo caminho. E as multidões, tanto as que iam adiante dele como as que o seguiam, clamavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”” (Mateus 21.6–9 NAA)
Do que estamos pedindo o Senhor para nos salvar? Na mesma perspectiva da maioria das pessoas que clamavam ali, certos de que Jesus era o Messias que livraria a nação do jugo romano? Queremos que Cristo nos livre dos problemas, dificuldades e lutas que enfrentamos? Se estamos pedindo para Ele nos livrar das circunstâncias da vida, certamente estamos equivocados em nossos pedidos. Ele veio para nos libertar, não das aflições da vida, mas, da escravidão e cegueira provados pelo pecado que nos domina. Devemos pedir por isso, para que sendo livres, possamos andar na vontade de Deus.
A motivação pela salvação quando clamamos ao Senhor, não deve ser com relação às nossas aflições, pois elas são instrumentos para nos forjar para a vida, para andarmos na vontade de Deus, devemos sim, clamar para que nos livre do pecado, para não sermos mais escravos, mas filhos que compreendem e andam na verdade.