Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .

Normalmente pensamos que onde estamos irá fazer a diferença, que nos tornará mais santos ou melhores, mas a raiz do problema está em onde está o nosso coração, como podemos observar a atitude dos Israelitas, nas palavras de Estevão em Atos, capítulo sete, do versículo trinta e nove ao quarenta e um.

“— Nossos pais não quiseram obedecer a Moisés, mas o rejeitaram e, no seu coração, voltaram para o Egito, dizendo a Arão: “Faça para nós deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu.” Naqueles dias, fizeram um bezerro e ofereceram sacrifício ao ídolo, alegrando-se com as obras das suas mãos.” (Atos dos Apóstolos 7.39–41 NAA)

Eles tinham sido tirados do Egito, estavam no deserto, no monte Sinai, mas onde estava o coração deste povo? Estava no Egito e nos seus deuses, por isso, não se trata de onde estamos, não é o ambiente, mas sim o coração. Onde temos colocado o nosso coração? Nas coisas desta vida, nos valores do mundo? Se sim, mesmo que estejamos em um ambiente religioso, aprenderemos a ser hipócritas, focando na aparência, agindo pelos valores da natureza humana e não revelando o eterno.