Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .

Na nossa religiosidade, embora possamos ouvir o que Deus está fazendo, tentamos impor regras e condições para que a haja a salvação, como foi a situação que os fariseus queriam impor aos gentios. Atos, capítulo quinze, versículos quatro e cinco.

“Quando chegaram a Jerusalém, foram bem-recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus havia feito com eles. Mas alguns membros do partido dos fariseus que haviam crido se insurgiram, dizendo: — É necessário circuncidá-los e ordenar-lhes que observem a lei de Moisés.” (Atos dos Apóstolos 15.4–5 NAA)

Quando pensamos nesta perspectiva e que há a exigência de cumprimento da lei, estamos deixando a graça e focando na observância de regras. Esta atitude nos afasta de Deus, nos instiga a sermos religiosos e a fundamentarmos nossa relação com Deus em regras e religiosidade. Nós não podemos ceder a este tipo de ação. Em Cristo, precisamos entender que, vivendo debaixo da graça, devemos exceder a lei, pois temos que nos tornarmos imitadores de Cristo e fomos capacitados, mediante a obra do Espírito, a rejeitarmos a maldade humana e vivermos as relações segundo o amor de Deus.

Quando achamos que são regras, somente revelamos a nossa imaturidade, falta de conhecimento da graça e do amor Deus e o entendimento que fomos feitos, por meio da obra de Cristo, um novo ser, capacitados para rejeitamos a maldade humana e vivermos as relações segundo o amor de Deus, excedendo a lei.