por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Paulo, na sua segunda viagem missionária com Silas, estando com a decisão tomada em Jerusalém, não só comunicaram à igreja de Antioquia, mas levou essa decisão por todas as igrejas por onde passaram, como podemos ler em Atos, capítulo dezesseis, versículos quatro e cinco.
“Ao passar pelas cidades, entregavam aos irmãos as decisões tomadas pelos apóstolos e presbíteros de Jerusalém, para que as observassem. Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e, dia a dia, aumentavam em número.” (Atos dos Apóstolos 16.4–5 NAA)
Por que ele fez isso, já que essas igrejas não tinham tido o problema dos judaizantes como aconteceu com Antioquia? Ele simplesmente, obedecendo ao Espírito e sabendo que o mesmo problema poderia acontecer em todas as igrejas, já que o evangelho era comunicado primeiro aos judeus, ele sabia que este problema iria se repetir em outras igrejas, como aconteceu em Gálatas, por exemplo. Precisamos andar de forma atenta e aprendermos a ouvir o Espírito e agirmos de forma proativa quanto ao ensino a ser ministrado.
Temos que aprender a deixar claro a mensagem, comunicando a decisão que é tomada em conselho, para que a igreja não caminhe em direção diferente da vontade do Pai. Pregar a palavra, alinhar entendimento, revelar e ensinar sobre a graça e nosso papel no mundo é importante para não desviarmos do que é relevante e nos perdemos em frivolidades religiosas.