Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .

O extremo da religiosidade e da incapacidade de se condoer com o próximo, se revela na atitude dos religiosos quando Jesus questiona se deveria ou não fazer o bem no sábado, como podemos ler em Marcos, capítulo três, versículo cinco.

“Então Jesus, olhando em volta, indignado e entristecido com a dureza de coração daquelas pessoas, disse ao homem: — Estenda a mão. O homem estendeu a mão, e ela lhe foi restaurada.” (Marcos 3.5 NAA)

Dureza está relacionado a incapacidade de se condoer com a situação do próximo, é como um calo sobre a pele que impede qualquer sensibilidade ou incapacidade de ter um discernimento mental razoável, pois está preso aos seus pensamentos e desejos, priorizando as coisas, a religião, os rituais à expressão das virtudes de Deus.

Somente não nos compadecemos e nem nos condoemos com a situação do próximo quando estamos totalmente focados em nossos interesses e desejos, incapazes de ter um discernimento razoável sobre o que precisa ser feito, devido a dureza de coração, que funciona como um calo sobre a sensibilidade da pele.