por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
“Que diremos, então? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, a saber, a justificação que decorre da fé, e que Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. Por quê? Porque não a buscou pela fé, mas como que por obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de ofensa, e aquele que nela crê não será envergonhado.”” (Romanos 9.30–33 NAA)
Quando achamos que se trata de fazer para alcançar a justiça, pensando que se trata das obras da lei, estamos equivocados e topando com a pedra de tropeço, pois agimos segundo a nossa religiosidade, como muitos fizeram até hoje. A salvação, a reconciliação com Deus, o perdão do pecado, não estão calcadas no que fazemos para agradar a Deus, mas na compreensão que recebemos pela graça, mediante a oferta de Cristo que morreu e ressuscitou para o nosso perdão e justificação. Não se trata do que podemos fazer, mas do que Ele, o nosso Deus, fez por nós, revelando o Seu amor e misericórdia.
Estamos errando o alvo quando pensamos que se trata do que temos que fazer, que obras realizar para receber de Deus o perdão e a justificação, pois não se trata disso, mas, de aceitarmos por fé e nos submetermos à Deus, reconhecendo que o perdão e a justificação são pela graça, mediante a fé no que Cristo fez por nós.