por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Assim como Paulo, nós muitas vezes fazemos planos, nos empenhamos na direção que achamos ser a correta, mas o Senhor tem outras intenções, como podemos ler o que Paulo queria fazer em Damasco. Isto está em Atos, capítulo nove, versículos um e dois.
“Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, tanto homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.” (Atos dos Apóstolos 9.1–2 NAA)
Seu intuito era a perseguição aos discípulos, por isso pediu autorização para poder caçá-los. Mas o que o Senhor tinha para ele era outra coisa. No caminho ele conheceu o Senhor e foi conduzido, não para cumprir seus desejos e propósitos, mas para se submeter ao Senhor e a Sua vontade. Ele pôde conhecer o seu Salvador. Assim como aconteceu com ele, conosco não é diferente, pois muitas vezes fazemos planos, mas, no final o que importa é o que o Senhor quer e nossa disposição de nos submetermos e obedecermos a Cristo como Paulo fez.
Que possamos aprender que embora este fosse o propósito: caçar e prender os que seguiam a Cristo, ele, Paulo, foi constrangido e conduzido a conhecer o Senhor e a se tornar o Seu discípulo. Podemos fazer planos, mas se formos interrompidos, devemos fazer como Paulo, nos submeter ao que o Senhor tem planejado.