Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos / 

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse: — Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que Jesus tinha se hospedado com um homem pecador. Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor: — Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais. Então Jesus lhe disse: — Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão.” (Lucas 19.5–9 NAA)

Na sua atitude, Zaqueu revelou o verdadeiro arrependimento, pois não se trata de sentimento, mas de mudança de vida, de compreensão sobre o que é o reino de Deus e qual a vontade do Pai. Somos chamados para vivermos a eternidade, para revelarmos o Pai, demonstrarmos arrependimento, praticando obras de Justiça. Na sua atitude podemos observar que não só cumpriu a lei, como a excedeu nos requisitos, pois sua obrigação era restituir duas vezes, mas devolveu quatro vezes mais.

Temos que entender que a salvação recebida pela graça de Deus, mediante a obra de Cristo que morreu para o nosso perdão e ressuscitou para nossa justificação, devemos expressar essa salvação recebida em obras de justiça que manifestam as virtudes de Deus.