por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Compreendermos o que significa “ganhar o mundo” nos auxilia a entendermos o curso de nossas vidas, pois revela onde está o nosso coração. Jesus ensina sobre a implicação de ser discípulo em Mateus, no capítulo dezesseis, do versículo vinte e quatro ao vinte e seis.
“Então Jesus disse aos seus discípulos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a achará. De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma?” (Mateus 16.24–26 NAA)
Ganhar o mundo está relacionado a corrermos atrás dos mesmos valores que todos correm. É nos preocuparmos com riquezas, poder e glória, pois quando assim fazemos, estamos pensando em nós mesmos, queremos ser reconhecidos pelas pessoas e mais, desejamos o poder para dominar. Agora, para salvar nossas almas, para conhecermos a Deus, precisamos rejeitar essa forma de pensar. Devemos negar a nós mesmos, seguirmos o exemplo de Cristo, morrermos para os valores do mundo, pois quando escolhemos esses valores, rejeitamos o que é eterno.
Enquanto sonharmos e desejarmos ganhar o mundo, correndo atrás dos valores transitórios desta vida, certamente estaremos caminhando para a morte, mas se rejeitarmos esses valores, negarmos os nossos desejos e interesses e nos submetermos a Cristo como Senhor e Salvador, caminhamos em direção à vida e ao conhecimento do Pai.