por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Não somos mais escravos do pecado e nem mais é pela lei que conhecemos a Deus como Paulo nos ensina em sua carta aos Romanos, capítulo sete, versículos um e dois.
“Ou vocês não sabem, irmãos — pois falo aos que conhecem a lei —, que a lei tem domínio sobre uma pessoa apenas enquanto ela está viva? Por exemplo, a mulher casada está ligada pela lei a seu marido, enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, ela ficará livre da lei conjugal.” (Romanos 7.1–2 NAA)
Com a nossa morte, não só nos livramos do pecado, como da dependência da lei para conhecer a Deus. A lei revelou o pecado e a nossa escravidão, por isso conhecemos o pecado. Mas, também fomos libertos da condição da obediência à letra da lei para que alcançássemos o favor de Deus, pois pela natureza humana, somos incapazes de cumprir a lei. Quando conhecemos a graça, compreendemos o amor de Deus e o que Cristo fez por nós, entendemos e cremos que quando nos submetemos a Ele, como Senhor e Salvador, nós morremos e ressuscitamos com Ele para vivermos pela graça, não mais sujeitos a lei, mas, para vivermos de modo muito superior a ela. Vivemos segundo o amor de Deus que foi derramado em nós.
Em Cristo, morremos para o pecado e para a exigência da letra da lei, mas para vivermos segundo a graça, excedendo a lei, revelando o amor de Deus, como imitadores de Cristo, pois fomos capacitados para rejeitarmos as paixões humanas e andarmos segundo o amor do Pai que é derramado em nossas vidas pelo Espírito que em nós habita.