por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Quando colocamos os mandamentos de homens acima do que é estabelecido por Deus, como podemos observar na conversa de Jesus com os fariseus em Marcos, capítulo sete, do versículo cinco ao oito.
“Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: — Por que os seus discípulos não vivem conforme a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos impuras? Jesus respondeu: — Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, hipócritas, como está escrito: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.” — Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana.” (Marcos 7.5–8 NAA)
Criamos regras, estabelecemos mandamentos que podem ser observados, mas não como uma obrigação e sim como uma recomendação, pois quando fazemos dos preceitos que criamos algo de grande magnitude passamos a dar mais importância a esse tipo de ensino que pode ser compreendido facilmente, mas não entendemos os valores eternos do reino de Deus. Podemos até observar tradições, mas não podemos desprezar o que Deus nos fala em Sua Palavra que nos conduzem à vida e compreensão da Sua vontade.
O nosso coração está perto da vontade de Deus quando buscamos a compreensão da Sua Palavra, nos empenhamos para viver o evangelho, crendo nas promessas do Senhor, revelando nas relações as virtudes de nosso Deus. Podemos até observar preceitos e regras de homens, mas não podemos deixar de ter o nosso coração no que é eterno.