por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Poderá não haver perdão para nós? Sim, quando agimos sem perdoar, também não receberemos o perdão, como Jesus fala no Seu ensino sobre o servo que não perdoou. Em Mateus, capítulo dezoito, do versículo trinta e um ao trinta e cinco.
“— Vendo os seus companheiros o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram relatar ao seu senhor tudo o que havia acontecido. Então o senhor, chamando aquele servo, lhe disse: “Servo malvado, eu lhe perdoei aquela dívida toda porque você me implorou. Será que você também não devia ter compaixão do seu conservo, assim como eu tive compaixão de você?” E, indignando-se, o senhor entregou aquele servo aos carrascos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim também o meu Pai, que está no céu, fará com vocês, se do íntimo não perdoarem cada um a seu irmão.” (Mateus 18.31–35 NAA)
O perdão não é uma condição para entrar nos céus, fazer parte da família de Deus, mas é a expressão da natureza de quem já faz parte da família celestial. Quando entendemos que temos da mesma natureza do Pai, não podemos agir diferente Dele, pois assim como Ele nos perdoou, devemos nós perdoar todos os que nos ofendem.
Não haverá perdão quando não compreendendo quem somos, agimos segundo a natureza humana e não manifestamos a mesma compaixão e perdão que Deus nos concedeu. Se somos filhos e temos da mesma natureza do Pai, devemos como Ele, perdoar a todos os que nos ofendem.