por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
“Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: — Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? Ele respondeu: — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente os meus cordeiros. Jesus perguntou pela segunda vez: — Simão, filho de João, você me ama? Ele respondeu: — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: — Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: — O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas.” (João 21.15–17 NAA)
Esta conversa entre Pedro e o Senhor tem o simples propósito de conduzir Pedro a um processo para que ele entenda que não se trata do que ele deseja, mas, de amadurecer e crescer na fé. Para o crescimento não existe modo melhor que o cuidar da família de Deus. Somente quando começarmos a cuidar é que amadurecemos e entenderemos o que é amar de fato, como Ele deseja que aprendamos. A vida cristã não se trata do que fazemos para nós mesmos, mas do quanto somos oferta em favor do outro, para podermos crescer e conhecer o Senhor.
Jesus perguntou três vezes sobre o fato de Pedro amá-Lo, no sentido de revelar o amor de Deus, Pedro entendendo o que tinha feito, quanto a negar o Senhor, respondeu claramente que ele gostava muito do Senhor. Mas o Senhor sempre o chamou para cuidar das Suas ovelhas. Por isso, temos que entender que não se trata das circunstâncias, mas do quanto olhamos para frente e nos oferecemos em favor da vontade do Pai e cuidamos da Sua família.