Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos / 

Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? “Não toque nisto”, “não coma disso”, “não pegue naquilo”. Todas estas coisas se destroem com o uso; são preceitos e doutrinas dos homens. De fato, essas coisas têm aparência de sabedoria, ao promoverem um culto que as pessoas inventam, falsa humildade e tratamento austero do corpo. Mas elas não têm valor algum na luta contra as inclinações da carne.” (Colossenses 2.20–23 NAA)

Esses ensinos parecem que são de Deus, tem aparência de sabedoria, mas focam na aparência, no que fazemos, no que aparentamos ser, não na verdadeira consciência de quem somos, e mais: fala sobre a condição de salvação ao executá-las, mas entendemos que nossa salvação não se calca no que fazemos, mas na obra de Cristo e no ato de crermos no que Ele fez por nós. Vivermos o reino de Deus é compreendermos que morremos e ressuscitamos para viver em novidade de vida, segundo as virtudes de Deus, pois participamos de Sua natureza e fomos capacitados para rejeitarmos as paixões humanas e andarmos na verdade.

Devemos buscar a compreensão da vontade de Deus por meio das Escrituras para que digamos não às regras humanas e a forma de pensar do mundo, pois morremos e ressuscitamos com Cristo, para andar na verdade, praticando a justiça, revelando o Pai nas nossas relações, pois somos coparticipantes de Sua natureza e fomos capacitados para rejeitarmos os pensamentos e as paixões humanas e sermos imitadores de Cristo.