por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Qual era a expectativa dos discípulos quanto ao Cristo? Que redimiria Israel, mas, com a Sua morte, eles vêm tudo isso se perdendo, ficando impossibilitados de enxergar, conforme as palavras proferidas pelos dois discípulos que estavam a caminho de Emaús. Em Lucas, capítulo vinte e quatro, do versículo vinte e um ao vinte e três que conversavam com Jesus, mas não viram que era Ele.
“Nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir Israel. Mas, depois de tudo isto, já estamos no terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade também que algumas mulheres do nosso grupo nos surpreenderam. Indo de madrugada ao túmulo e não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo que tinham tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.” (Lucas 24.21–23 NAA)
O que podemos observar? Não lembravam das palavras do Senhor sobre o que sobreviria a Ele. Somente se interessavam pela parte de ser Ele o Messias, mas não ouviam a parte de padecer e sofrer nas mãos dos religiosos. Assim como Eles, temos expectativas e elas nos impedem de ouvir e conhecer o Senhor como devemos, nos perdendo em nossos desejos e religiosidade. Temos que estar abertos para ouvir tudo que Deus nos fala, para não sermos cegos por causa de nossos desejos.
Não podemos ser guiados pelas nossas expectativas, como foram os discípulos, precisamos rejeitar todos os nossos desejos para que possamos ouvir o que o Senhor quer nos falar e ensinar, para que nós nos submetendo, possamos viver e andar na Sua vontade.