Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos / 

“Visto que muitos já empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim pareceu bem, depois de cuidadosa investigação de tudo desde a sua origem, dar-lhe por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que você tenha plena certeza das verdades em que foi instruído.” (Lucas 1.1–4 NAA).

O problema não é o método, nem sua aplicação nas coisas que fazemos, pois ele pode ser útil na forma de organizar, na maneira de expor. O que temos que entender é que qualquer forma de organização, planejamento e como fazer a investigação, são meios e não o fim em si, e nem assegura o propósito de Deus. Podemos usar destas coisas, mas segundo a vontade Daquele que nos chamou. Fazer de forma estruturada, ajuda a entender, mas o operar, o trazer entendimento, é somente o Espírito operando na vida das pessoas. Agir segundo o Espírito é pensarmos como Cristo e fundamentarmos tudo na maneira de Deus agir. Agirmos na carne é fazermos tudo segundo a maneira natural de pensar. Está tudo relacionado à motivação pelo qual fazemos as coisas.

Temos que entender que o problema não é o método, mas a motivação que temos ao usá-lo, organização e planejamento. Quando achamos que o resultado está na maneira como fazemos, estamos equivocados, agindo pela maneira do mundo e não conforme a vontade do Pai.