Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .

Quando lemos sobre o que Paulo escreveu o que de fato entendemos? Qual deve ser a nossa atitude? Ele fala sobre ser o cabeça, como está na primeira carta aos Coríntios, capítulo onze, versículo três.

“Quero, porém, que saibam que Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem é o cabeça da mulher, e Deus é o cabeça de Cristo.” (1Coríntios 11.3 NAA)

Primeiro: não se trata de ser chefe de alguém, mas da atitude que temos com relação ao outro. Pois ele está falando do relacionamento conjugal. Cristo tem autoridade sobre o homem e do marido para a mulher, assim como Cristo é a autoridade de Deus. Ele está tratando de autoridade. Ninguém pode falar sobre Deus sem reconhecer a autoridade de Cristo, pois se o faz sem respeito, está desonrando a Cristo. E se a mulher fala sobre Cristo sem respeito para com a autoridade definida por Deus ao marido, está desonrando o próprio marido, por isso, mais adiante Paulo fala sobre o fato de que o homem deve amar a mulher e honrá-la como Cristo faz com a Igreja e a mulher deve honrar o marido.

Ser o cabeça não é uma questão de ser chefe, mas de reconhecer a autoridade e responsabilidade que foi concedida a cada um e como devemos viver as relações, pois não podemos falar de Deus, se não honrarmos a Cristo, como uma mulher não deve falar de Deus sem honrar o marido, como o marido deve amar a mulher como Cristo ama a Igreja.