por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Quando podemos ajudar o irmão? Quando não temos a trave nos nossos olhos, pois assim e somente assim, não seremos hipócritas, querendo que os outros removam o cisco enquanto nós permanecemos com a trave em nossos olhos, por isso, primeiro em nós, para depois, ser oferta na vida do outro, como podemos ler em Lucas, capítulo seis, versículos quarenta e um e quarenta e dois.
“— Por que você vê o cisco no olho do seu irmão, mas não repara na trave que está no seu próprio olho? Como você poderá dizer a seu irmão: “Deixe, irmão, que eu tire o cisco que está no seu olho”, se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.” (Lucas 6.41–42 NAA)
Não é outro o ensino de Jesus. Pensamos muitas vezes que as Escrituras são para os outros, não para nós. Devemos buscar o conhecimento do que nela está, para que a apliquemos em nossas vidas, por isso, ao lê-la, devemos pedir para que Deus nos conduza no processo de compreensão, para que santificando, possamos ajudar os outros na jornada, pois primeiro aplicamos as Escrituras em nossas vidas, depois nos tornamos cartas vivas, para revelar Cristo e ajudar outros em sua jornada.
As Escrituras Sagradas não são para a vida dos outros, mas para nós, primeiro devemos aplicá-la em nossas vidas, para então, santificando, possamos ajudar os irmãos em suas jornadas, para que todos nós cresçamos rumo a plena estatura de Cristo, sem hipocrisia e sem religiosidade.