por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
João Batista que antecedeu o Senhor, teve um papel importante como profeta do Altíssimo: preparou o caminho para que fosse anunciada a nossa redenção, pela remissão do pecado, como podemos ler em Lucas, capítulo um, do versículo setenta e seis ao setenta e nove.
“E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, porque precederá o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, por meio da remissão dos seus pecados, graças à profunda misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.”” (Lucas 1.76–79 NAA)
O ministério de João Batista era um só: preparar o caminho para o Senhor, pois ele anunciava a chegada do reino, a necessidade de realizar obras que revelassem o arrependimento. Foi o que João fez. Ele anunciou a chegada do reino e ensinou sobre como deveríamos viver. Por meio dele o caminho para que houvesse a remissão do pecado, por Cristo foi preparado.
João foi chamado para realizar uma obra grandiosa que talvez não damos importância, mas ele se comprometeu com o nosso Deus, Seu plano e propósito, tanto que à medida que o Senhor crescia, ele foi se afastando do que era o seu chamado, pois entendia que o Senhor deveria crescer e ele diminuir, pois foi o profeta que antecedeu o Senhor.