por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Com a atitude de Jesus de frequentar a casa de um pecador, sendo luz, este homem Zaqueu, encontra a salvação, pois entende a mensagem que lhe foi anunciada, como podemos observar em sua atitude diante das palavras do Senhor, lendo no capítulo dezenove, do evangelho de Lucas, do versículo oito ao dez.
“Zaqueu, por sua vez, se levantou e disse ao Senhor: — Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguma coisa de alguém, vou restituir quatro vezes mais. Então Jesus lhe disse: — Hoje houve salvação nesta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.” (Lucas 19.8–10 NAA)
Na atitude de Jesus, Zaqueu encontrou a salvação, pois Cristo foi a luz na Sua vida, trazendo entendimento sobre a eternidade. Precisamos aprender com o Senhor, não agirmos segundo a nossa religiosidade, mas sermos luz, revelando o amor de Deus a todos, para que cada um tenha oportunidade de vê-la e assim, dela se aproximar para conhecer o Pai e a Sua vontade para cada vida.
Quando há salvação, há atitudes que revelam o arrependimento, o entendimento, como foi no caso de Zaqueu que não só ofertou a metade do que tinha, como se comprometeu a devolver quatro vezes mais o que havia roubado de alguém, o dobro do que determinava a lei. Nesta atitude Zaqueu revela que compreendeu a mensagem do evangelho anunciada pelo Senhor.