por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
“Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte. Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito.” (Romanos 8.1–5 NAA)
Não podemos ter outra forma de entender, pois se somos de Deus, se nascemos de novo, nascemos do Espírito, temos que viver nos inclinando para Ele, fazendo as obras que revelam Deus em nossas vidas. Fomos libertos, não somos mais escravos, fomos capacitados para rejeitar as paixões humanas e andarmos neste mundo na vontade do Pai, revelando a Sua salvação e graça que nos é concedida por meio da obra de Cristo. Vivemos no Espírito não por causa da nossa força e capacitação, mas porque reconhecemos nossa miserabilidade e dependência de nosso Deus, que nos deu do Seu Espírito para andarmos na Sua vontade, revelando Suas virtudes.
As obras que praticamos, a maneira como nos relacionamos uns com os outros, revelam a inclinação que temos. Se manifestamos nas relações o fruto da carne, certamente andamos pela carne e nos inclinamos para ela, mas se entendemos onde estamos, se cremos nas palavras do Senhor e compreendemos as promessas, andando por fé, caminharemos na vontade do Pai, nos inclinaremos para o Espírito e manifestaremos as virtudes Daquele que nos tirou das trevas.