Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos / 

“José também saiu da Galileia, da cidade de Nazaré, e foi para a Judeia, até a cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança. Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.” (Lucas 2.4–7 NAA)

Deus usando José que estava na Galileia, casa com Maria, mas o nascimento, para que a promessa fosse cumprida, teria que nascer em Belém. O que acontece? O recenseamento. Então eles, para cumprir o decreto de Cesar, têm que se mover para Belém, onde ocorre o nascimento. E diante dos fatos, somente investigando é que poderia, com base em testemunhas, que se descobriria que Ele nasceu em Belém, caso contrário, pensariam que seria da Galileia. E assim, tem a sequência de outros fatos de onde morou e cresceu que leva a pensar que não era o Cristo, o prometido por Deus.

Assim, para provar os corações, separar os que querem conhecer a Deus daqueles que não desejam, então são confundidos com detalhes como esses. Assim podemos observar na Escritura que nem sempre é o que parece ser, mas o operar de Deus, só para confundir quem não busca com sinceridade o conhecimento do Pai.