por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .
Temos que aprender a sermos cautelosos, como podemos ler no ensino de Jesus sobre as jovens virgens, onde cinco eram prudentes e cinco imprudentes, em Mateus, capítulo vinte e cinco, do versículo um ao quatro.
“— Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, pegando as suas lamparinas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram imprudentes, e cinco, prudentes. As imprudentes, ao pegar as suas lamparinas, não levaram óleo consigo, mas as prudentes, além das lamparinas, levaram óleo nas vasilhas.” (Mateus 25.1–4 NAA)
Nós sabemos o resultado na vida das imprudentes, pois ao agirem sem pensar, não levaram óleo suficiente para suas lamparinas e ao tentar comprar de última hora, perderam o encontro com o noivo, diferente das que eram cautelosas. Ser prudente, cauteloso é agir de maneira sábia, saber que ações são virtuosas, quais não. É fazer escolhas, aprender a pensar nas consequências, agir julgando as possíveis ações, não ser pessoas que agem por impulso e atentar para os próximos passos.
A vida cristã requer que sejamos prudentes e que tudo que fizermos, devemos julgar à luz das Escrituras, pois temos que compreender o impacto das decisões que tomamos na vida das pessoas, o testemunho que damos e o quanto revelamos compromisso com o Pai e Sua vontade.