Listen

Description

por: Ennio Gomide dos Santos ./ .Caminhar na Graça / .

Judas depois de trair Jesus, quando viu que foi condenado, ficou tocado de remorso, como podemos ler em Mateus, capítulo vinte e sete, versículos três e quatro.

“Então Judas, que o traiu, vendo que Jesus havia sido condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: — Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: — Que nos importa? Isso é com você.” (Mateus 27.3–4 NAA)

Por que Judas traiu? Ganância? Ou simplesmente porque acreditava que Jesus iria responder de forma diferente e manifestar o Cristo que ele esperava e libertar a nação? Talvez nunca tenhamos a resposta, mas ele foi tocado de remorso que é mais profundo que o arrependimento e traduz a vergonha de ser descoberto em seu pecado, é um sentimento tóxico que pode deixar preso a um sentimento de culpa por ter quebrado uma regra moral, normalmente está associado ao temor de ser punido e é uma tristeza intensa e um estado de longo prazo. É um sentimento muito diferente de arrependimento que é uma emoção saudável que ajuda a aprender com os erros e leva a mudar de comportamento.

Judas sentiu remorso que o conduziu ao suicídio, pois compreendeu que tinha agido errado e que um inocente estava sendo condenado. Foi pego em seu pecado, mas e nós? O quanto temos traído o Senhor? O quanto estamos conscientes de nossos pecados e rejeitado o que Deus fez em nosso favor? Precisamos nos voltar para Ele, revelando arrependimento para sermos conduzidos à vida.