Listen

Description

Gyroscopio 69
Programa 68 - 13/10/2019
Produção e Apresentação: Barata Cichetto

Idiocracia
(Rick Wakeman + Abertura Desenho) Viagem Ao Centro da Terra
(Raul Seixas) A Verdade Sobre a Nostalgia 1

Idiocracia (Idiocracy) Alemanha, 2007 - Direção: Mike Judge - Em 2005, Joe Bowers é selecionado para participar de um experimento secreto militar que o coloca em hibernação. Quando a experiência governamental cai no esquecimento, Bowers acorda no ano 2505 e encontra uma sociedade tão emburrecida pelo comercialismo de massa e pela alienante programação de TV, que ele acaba sendo o cara mais inteligente do planeta. Agora, cabe a um cara prá lá de mediano colocar a evolução da raça humana de volta nos trilhos.

1 -
La Renga - Lunaticos
Raul Seixas) Caminhos
Rata Blanca - Guerrero Del Arco Iris

La Renga é uma banda argentina de Hard Rock formada em 31 de dezembro de 1988. Considerado como uma das melhores bandas de Rock argentinas de todos os tempos. O primeiro show da banda ocorreu em 1988, para comemorar o ano novo no bairro Mataderos. Depois de se intitularem La Renga iniciaram uma série de apresentações no Clube Larrazábal e em todo circuito underground de Buenos Aires.
Integrantes: Chizzo, Tete, Tanque, Manu. Gustavo Fabián "Chizzo" Nápoli
Rata Blanca é uma banda de Heavy Metal formada na cidade de Buenos Aires, Argentina, em 1986, criada pelo guitarrista Walter Giardino no ano de 1986, em pouco tempo conseguiu reconhecimento entre os fãs e críticos do gênero. Apresentam influências de Deep Purple, Rainbow e Led Zeppelin. Suas letras são em espanhol. Rata Blanca é considerada uma das mais importantes e influentes bandas de Heavy Metal em espanhol, que durante sua carreira também tiveram outros gêneros musicais como o Hard Rock, combinando riffs pesados com estruturas melódicas e harmônicas da música clássica.
Integrantes: Walter Giardino, Adrián Barilari, Danilo Moschen, Fernando Scarcella, Pablo Motyczak.

2 -
Tarja Turunen & Mike Terrana - Kashmir, Immigrant Song, Stairway to Heaven - Bohuslav Martinu Philharmonic Orchestra - From DVD Beauty & The Beat
(Raul Seixas) Tente Outra Vez
Ted Nugent - Wang Dang Sweet Poontang (Live Gonzo)

3 -
Gustavo Magno - Versos Intimos
(Raul Seixas) Eu Sou Egoista 1 (Estrela no Abismo do Espaço)
Norman Bates - A Esperança

Augusto dos Anjos: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Sapé, 20 de Abril de 1884 — Leopoldina, 12 de Novembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Durante sua vida, publicou vários poemas em periódicos, o primeiro, Saudade, em 1900. Em 1912, publicou seu livro único de poemas, Eu. Após sua morte, seu amigo Órris Soares organizaria uma edição chamada Eu e Outras Poesias, incluindo poemas até então não publicados pelo autor.
Gustavo Magno: Cantor, compositor, escritor, poeta. O artista Gustavo Magno mistura Reggae, Rock e muito Pop com leves citações nordestinas. Gustavo é um capricorniano nascido em Natal, RN, com formação cultural na Paraíba. Tem espírito cosmopolita e faz música com sabor de filosofia. Gosta de dizer que faz "MPB com espírito de Rock". "Divina Virtude", pela Atração Fonográfica, de São Paulo, teve a direção artística de Belchior. Todos os arranjos musicais são de Gustavo. O CD traz a adaptação musical dos "Versos Íntimos", de Augusto dos Anjos, e "Barcelona, Borborema", da poesia de José Nêumanne Pinto. Álbum: Divina Virtude, Data de Lançamento: 2007
http://gustavomagno.tnb.art.br/
Norman Bates: A banda Norman Bates surgiu em 1995 como fruto da prodigiosa imaginação de Carlos Bremgartner e Eric Mendes. Depois de uma rápida incursão pelo meio alternativo de Belém, o grupo ganhou certa notoriedade como "projeto paralelo" de bandas como Delinquentes, Baby Loyds e Pig Malaquias. Eram sete integrantes em cima do palco: três vocalistas, dois guitarristas, baixista e baterista. Sem contar os recursos de percussão e efeitos usados na primeira fase da banda. Seguiu-se um ano de ausência. A banda voltou ao cenário em meados de 1996 com nova formação, mais enxuta, apresentando seu primeiro tape, "Nada a Dizer", gravado com programação de bateria no HG Stúdio.
Depois de várias apresentações e de gravar as coletâneas "Açaí Pirão", do selo Ná Figueredo Records, e Container (organizada pelo programa Balanço do Rock, da Cultura FM de Belém, e ainda parcialmente inédita), o NB lançou sua primeira demo tape, intitulada Placebo, em Dezembro de 1998. O tape foi gravada por Beto Fares (produtor das melhores bandas de Belém há mais de 10 anos) e trazia nove músicas registradas ao vivo nos estúdios da Cultura FM 93,7 de Belém.
Depois de recuperar quatro faixas gravadas no Magic Mystery Studio, a banda faz um pré-lançamento do single "All for none" com tiragem limitada e artesanal. Além das faixas de estúdio - "All for None", "Fusão", "Noé (Desce da Barca)", "Fusão" e "Placebo" - são acrescentadas "A Esperança" (ao vivo) e "Nada a Dizer" (o primeiro registro, de 1996), como faixas bônus.
Em 2002 a banda lança um disco homônimo, com as canções da primeira fase da banda (a mais punk) e um álbum com 13 músicas compostas depois. O álbum teve produção do próprio grupo e de Beto Fares, e o apoio do site A Barata. A banda se desfez em 2010.

4 -
(POESIA) Charles Burck - (Sem Título)
Qntal - Cupido (Album Version)
(POESIA) Charles Burck - Qualquer Semente Que Cheire a Rosa
Qntal é uma banda alemã de "electro-medieval", banda fundada em 1991 por Michael Popp, Ernst Horn, e a vocalista Sigrid Hausen (também conhecida como Syrah). As letras do grupo se baseiam, principalmente, em fontes históricas. Nos primeiros três álbuns as letras, em grande parte, são em latim, alemão medieval, galaico-português e outras línguas europeias. "Qntal" é uma palavra sem significado que apareceu num dos sonhos da Syrah. A pronuncia varia entre diferentes países.

5 -
Chico Scarpini - O Oco do Não
(Raul Seixas) Para Noia
Chico Scarpini - Oração

Chico Scarpini: Compositor, cantor, tocador de violão, escrevedor cara de pau e ilustrador (naif). Um sobrevivente fora de moda, sem turma e sem rumo, criador de rugas e de casos. Especialista na arte de confundir cabeças, desviar almas, testar fígados e, de vez em quando, tocar corações. Cantei durante muitos anos - de 1990 até 2013 - nos botecos, nas rodas e nos palcos da vida, apresentando canções autorais, clássicos da mpb, rock e blues. Sozinho ou acompanhado pelas melhores e pelas piores entidades do universo underground de São Paulo. Não tenho feito apresentações regulares. Sobrevivo de pequenos (e grandes) biscates artísticos, sempre com alto grau de comprometimento - e da ajuda de estranhos e não estranhos - vendendo a minha alma a quem pagar mais - Desenhando, compondo, narrando, cantando... Tenho 1 disco gravado. "Chico Scarpini - Venha Com Sapatos Confortáveis"
https://www.facebook.com/chicoscarpini2

6 -
Rush - Anthem
(Raul Seixas) Eu Sou Egoista 4 (Prato Pleno)
(TEXTO) Ayn Rand - Discurso do Filme "A Nascente" 1949
(Raul Seixas) Eu Sou Egoista 5 (Fascista Antisocialista)
Rush - 2112

“Cântico” (Anthem) é um romance sobre o embate entre o indivíduo e o coletivismo totalitário. “Igualdade 7-2521” é um jovem sedento por entender “a Ciência das Coisas”. No entanto, ele vive num futuro distópico, desolado, no qual o pensamento independente é um crime e a ciência e a tecnologia regressaram ao nível mais primário. Ayn Rand foi uma autora controversa e bastante influente que, além de best-seller, era lida e comentada nas universidades, no congresso americano e até nos programas de rádio e televisão. Expunha a nocividade do coletivismo e o classificava não só como um mal moral, mas como a causa mesma dos males políticos que minaram o mundo civilizado. O romance Cântico está intimamente ligado a essa problemática. Inspirado nesse livro, a banda canadense Rush criou dois temas: primeiramente no disco "Fly By Night", de 1975 a música "Anthem", e todo o lado A do disco "2112", de 1976, é inspirado nele, sendo o disco dedicado à memória da escritora.
A Nascente (The Fountainhead) é uma obra da escritora russo-americana Ayn Rand, publicada em 1943. Mais de 6 milhões de cópias foram vendidas no mundo inteiro. O protagonista da obra é o jovem arquiteto Howard Roark, que não aceita submeter o seu trabalho às convenções do meio. O livro deu origem ao filme homônimo, em português foi traduzido como Vontade Indômita, estrelado por Gary Cooper.

7 -
Raul Seixas no Chacrinha - Ao Vivo
(Raul Seixas) Novo Aeon 2 (Querer o Meu)
(TEXTO) A Lei Todo Homem Tem Direito (João Angello)
(Raul Seixas) Novo Aeon 3 (Direito)
(Hollywwod Rock) Não Pare na Pista (Raul Seixas)

Arquivo Nacional, TV Tupi - Programa “Discoteca do Chacrinha”. Ano de 1974. Presença de Raul Seixas acompanhado pelo conjunto “A Bolha”.

8 -
(Raul Seixas) Rock do Diabo
Luciferian Light Orchestra - Sex With Demons
(Raul Seixas) Eu Sou Egoista 3 (Tentação no Caminho)
(TEXTO) 11 Mandamentos Satanismo (Completo)
Coven - Wicked Woman

"As chamas do inferno queimarão mais fortes incitadas com estes volumes de desinformação acumulada e falsa profecia." - Anton LaVey

9 -
(Raul Seixas) Eu Sou Egoista 2 (Se O Açucar Demora)
Millie Jackson - Love Stinks (Back To The Shit 1989)
Millie Jackson - You Created a Monster
Millie Jackson - Slow Tongue (Explicit Adult)
Millie Jackson - Fuck You Symphony

"Aquela vez em que Millie Jackson mandou todo mundo se f…
Não, Millie Jackson nada tem a ver com a família de Michael Jackson. A cantora de soul e disco music Mildred Virginia Jackson nasceu em 1944 em Thomson, Georgia – a turma dos Jackson 5 veio de Gary, Indiana. Ex-modelo, ela seguiu pelos anos 1970 e 1980 emplacando hits, gravando colaborações certeiras (com nomes como Isaac Hayes e Elton John) e realizando shows em que misturava humor e música, com vários textos falados em meio às canções.
Em 1989, lançou um de seus discos mais conhecidos, o ao vivo Back to the Shit, que muita gente conhece das listas de álbuns com capas bizarras, que volta e meia circulam na web.
Esse álbum prenunciou uma fase de menor regularidade de lançamentos de Millie, e trazia músicas gozadoras como Love stinks (não é aquela canção irônica da J. Geils Band) e o segmento falado Muffle that fart (“abafe aquele peido”).
Pouco antes disso, em 1983, ela tinha lançado E.S.P. (Extra Sexual Persuasion), disco tomado por zoações sexuais. A onda fitness que tomava conta do dia a dia de garotos e garotas – e que levara até mesmo Arnold Schwarzenegger a soltar um LP de exercícios para manter a forma – era devidamente sacaneada nas duas partes de Sexercise.
Isso porque em 1979, ela tinha lançado um disco duplo ao vivo, Live & Uncensored, já apontando para o fato de que seus shows eram repletos de piadas de baixo calão e zoações para todos os lados. Tanto que Millie não viu o menor problema em incluir em seu show uma paródia de temas das música clássica, em que a única frase da letra é “fuck you”. Para não ofender fãs mais conservadores, batizou o lance como Phuck U symphony. Se hoje palavrões causam horror em muitos conservadores, tinha uma época em que só a proximidade de um “fuck” fazia todo mundo peidar de rir.
(Ricardo Schott https://popfantasma.com.br/aquela-vez-em-que-millie-jackson-mandou-todo-mundo-se-f/)

Encerramento
(Raul Seixas) Novo Aeon 1 (Nem Culpado Nem Inocente)