Listen

Description

Você acredita que há alguma relação entre a sua bioquímica, a sua genética e seu envelhecimento com o estresse de cada dia?

Pesquisas constatam o poder destruidor do estresse (problemas cardiovasculares são os principais), não só na geração de doenças crônicas, como também o entupimento de artérias, gordura abdominal que causa esteatose hepática (fígado inflamado), envelhecimento precoce, insônia, má digestão, incluindo depressão, ansiedade e centenas de outros problemas!

É que quando estamos estressados, o corpo entende que você só precisa de sistemas que estão ligados a reações de luta ou de fuga, visto que o cérebro entendeu que você está “enfrentando um leão”.

Com isto, o sistema nervoso central (SNC) manda um comando que “DESLIGA O SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO”, dentre outros sistemas que também terão o seu funcionamento minimizado, fazendo com que bactérias ruins, parasitas, vírus e protozoários se multipliquem e produzam inflamação, oxidação e um consequente envelhecimento.

Como exemplo, as pesquisas do Dr. Robert Sapolsky na África Ocidental e o estudo de Whitehall no Reino Unido, liderado pelo Professor Sir Michael Marmot, que monitorou por 40 anos, 28 mil pessoas sob os níveis de hierarquia, mostraram que indivíduos hierarquicamente inferiores em suas funções de vida (chamados de subordinados) estão mais suscetíveis ao estresse crônico do que os dominantes. Exames de laboratório comprovaram este feito.

Agora pergunto: O que tem te dado prazer genuíno na vida? Sinceramente, você sente que uma infelicidade te acompanha? Que o tempo está passando sem graça pra você?

Lembre-se que o conhecimento é o poder que rompe limitações.