Listen

Description

Imagine que você está dirigindo em uma estrada movimentada e, de repente, um carro aparece na sua frente, fazendo uma manobra perigosa. Seu coração começa a bater mais rápido, sua respiração fica ofegante e você se sente tensa e ansiosa.

Isso é o seu corpo reagindo ao estresse. Mas o que acontece no seu cérebro nessa situação?

Quando você se sente ameaçado, seja por um carro na estrada ou por qualquer outra coisa, seu cérebro libera uma série de substâncias químicas, incluindo adrenalina e cortisol. Essas substâncias preparam o seu corpo para lidar com a ameaça, aumentando a sua freqüência cardíaca e pressão arterial, e aumentando a sua capacidade de se concentrar e reagir rapidamente.

Esse processo é conhecido como resposta de "luta ou fuga" e é uma resposta normal e saudável a situações de estresse.

No entanto, quando o estresse é crônico ou excessivo, o seu cérebro e o corpo podem se sentir sobrecarregados, o que pode levar a problemas de saúde mental e física, como ansiedade, depressão, problemas cardíacos e muito mais.

Por isso é importante aprender a gerenciar o estresse e encontrar formas de relaxar e equilibrar o cérebro e o corpo.

Exercícios regulares, meditação, contemplação, alongamento, principalmente acompanhamento psicológico podem ajudar a controlar a resposta de "luta ou fuga" e manter o equilíbrio mental e físico.